Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11082
Título: | A prática psicopedagógica na aula de reforço : a mediação do conhecimento escolar |
Autor(es): | Miranda, Gleide de Souza |
Orientador(es): | Fávero, Maria Helena |
Assunto: | Mediação pedagógica Crianças - intervenção psicopedagógica Matemática - estudo e ensino Leitura e escrita Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 3-Set-2015 |
Referência: | MIRANDA, Gleide de Souza. A prática psicopedagógica na aula de reforço: a mediação do conhecimento escolar. 2015. 29 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho relata o desenvolvimento de uma prática psicopedagógica fundamentada teórica, conceitual e metodologicamente na proposta de Fávero (2011, 2014), que articula as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon com outros autores da linguística e da semiótica. Essa autora defende que o sujeito humano é um ser ativo em desenvolvimento, que está inserido em uma sociocultura com a qual troca significados dialeticamente. Participou desse trabalho uma aluna de 12 anos, diagnosticada com TDAH, inclusa em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, de uma escola pública do Distrito Federal. Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento das competências de leitura e escrita e de aquisição do sistema numérico decimal, por meio de atividades psicopedagógicas planejadas a partir da avaliação inicial, na qual foram trabalhadas essas duas competências. Cada sessão desenvolvida foi descrita e avaliada, servindo de fundamentação para a sessão seguinte. Com as atividades realizadas nas intervenções percebemos que, mesmo com suas limitações, a aluna está em desenvolvimento e tem plena capacidade aprendizagem tanto nas áreas de leitura e escrita como na de competências numéricas. Por fim, ressaltamos a grande importância do estágio para o nosso próprio desenvolvimento em termos da prática psicopedagógica. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons