Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GleideDeSouzaMiranda.pdf508,74 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFávero, Maria Helena-
dc.contributor.authorMiranda, Gleide de Souza-
dc.identifier.citationMIRANDA, Gleide de Souza. A prática psicopedagógica na aula de reforço: a mediação do conhecimento escolar. 2015. 29 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho relata o desenvolvimento de uma prática psicopedagógica fundamentada teórica, conceitual e metodologicamente na proposta de Fávero (2011, 2014), que articula as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon com outros autores da linguística e da semiótica. Essa autora defende que o sujeito humano é um ser ativo em desenvolvimento, que está inserido em uma sociocultura com a qual troca significados dialeticamente. Participou desse trabalho uma aluna de 12 anos, diagnosticada com TDAH, inclusa em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, de uma escola pública do Distrito Federal. Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento das competências de leitura e escrita e de aquisição do sistema numérico decimal, por meio de atividades psicopedagógicas planejadas a partir da avaliação inicial, na qual foram trabalhadas essas duas competências. Cada sessão desenvolvida foi descrita e avaliada, servindo de fundamentação para a sessão seguinte. Com as atividades realizadas nas intervenções percebemos que, mesmo com suas limitações, a aluna está em desenvolvimento e tem plena capacidade aprendizagem tanto nas áreas de leitura e escrita como na de competências numéricas. Por fim, ressaltamos a grande importância do estágio para o nosso próprio desenvolvimento em termos da prática psicopedagógica.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMediação pedagógicaen
dc.subject.keywordCrianças - intervenção psicopedagógicaen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordLeitura e escritaen
dc.subject.keywordTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)en
dc.titleA prática psicopedagógica na aula de reforço : a mediação do conhecimento escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-09-03T16:02:37Z-
dc.date.available2015-09-03T16:02:37Z-
dc.date.issued2015-09-03T16:02:37Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11082-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons