Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fávero, Maria Helena | - |
dc.contributor.author | Miranda, Gleide de Souza | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Gleide de Souza. A prática psicopedagógica na aula de reforço: a mediação do conhecimento escolar. 2015. 29 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho relata o desenvolvimento de uma prática psicopedagógica fundamentada teórica, conceitual e metodologicamente na proposta de Fávero (2011, 2014), que articula as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon com outros autores da linguística e da semiótica. Essa autora defende que o sujeito humano é um ser ativo em desenvolvimento, que está inserido em uma sociocultura com a qual troca significados dialeticamente. Participou desse trabalho uma aluna de 12 anos, diagnosticada com TDAH, inclusa em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, de uma escola pública do Distrito Federal. Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento das competências de leitura e escrita e de aquisição do sistema numérico decimal, por meio de atividades psicopedagógicas planejadas a partir da avaliação inicial, na qual foram trabalhadas essas duas competências. Cada sessão desenvolvida foi descrita e avaliada, servindo de fundamentação para a sessão seguinte. Com as atividades realizadas nas intervenções percebemos que, mesmo com suas limitações, a aluna está em desenvolvimento e tem plena capacidade aprendizagem tanto nas áreas de leitura e escrita como na de competências numéricas. Por fim, ressaltamos a grande importância do estágio para o nosso próprio desenvolvimento em termos da prática psicopedagógica. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Mediação pedagógica | en |
dc.subject.keyword | Crianças - intervenção psicopedagógica | en |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Leitura e escrita | en |
dc.subject.keyword | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | en |
dc.title | A prática psicopedagógica na aula de reforço : a mediação do conhecimento escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2015-09-03T16:02:37Z | - |
dc.date.available | 2015-09-03T16:02:37Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-03T16:02:37Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11082 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|