Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11062
Título: | Intervenção psicopedagógica e processos de aquisição de conceitos escolares com uma criança com surdocegueira |
Autor(es): | Queiroz, Esmeralda Figueira |
Orientador(es): | Fávero, Maria Helena |
Assunto: | Psicopedagogia Aquisição de linguagem Alfabetização Surdocegueira Crianças - intervenção psicopedagógica |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 2-Set-2015 |
Referência: | QUEIROZ, Esmeralda Figueira. Intervenção psicopedagógica e processos de aquisição de conceitos escolares com uma criança com surdocegueira. 2015. 45 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A aquisição conceitual é central para as questões relacionas a competências escolares, pois se trata de processos que fomentarão outras aprendizagens. Dificuldades dessa natureza podem surgir quando a atenção devida por parte, em especial, de professores não é suficiente para garantir que a criança adquira conceitos. É de interesse da Psicopedagogia intervir nesses casos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi relatar a intervenção psicopedagógica da qual participou uma criança de onze anos, do sexo masculino e com surdocegueira. Ele é aluno da rede oficial de ensino do Distrito Federal e estuda o 3º ano do Ensino Fundamental. A partir da avaliação psicopedagógica o foco da intervenção foi centrado na aquisição do conceito de número e competências iniciais de leitura e escrita que foram simultaneamente relacionados ao tema de interesse da criança – o planejamento da sua festa de aniversário. A fundamentação teórica embasou-se no pensamento de Vygotsky, Piaget e Wallon por serem teorias que sustentam o pensamento psicopedagógico contemporâneo e que subsidiam a Psicologia do Conhecimento – abordagem teórica e metodológica que orienta este trabalho. Foram realizadas seis sessões de intervenção psicopedagógica e como resultado concluiu-se que a sistematização do trabalho interventivo com base na relação entre dificuldades e competências é uma forma segura para avaliar e intervir por possibilitar que a singularidade em que se dão os processos de aprendizagem e desenvolvimento seja considerada. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons