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dc.contributor.advisorFávero, Maria Helena-
dc.contributor.authorQueiroz, Esmeralda Figueira-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Esmeralda Figueira. Intervenção psicopedagógica e processos de aquisição de conceitos escolares com uma criança com surdocegueira. 2015. 45 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractA aquisição conceitual é central para as questões relacionas a competências escolares, pois se trata de processos que fomentarão outras aprendizagens. Dificuldades dessa natureza podem surgir quando a atenção devida por parte, em especial, de professores não é suficiente para garantir que a criança adquira conceitos. É de interesse da Psicopedagogia intervir nesses casos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi relatar a intervenção psicopedagógica da qual participou uma criança de onze anos, do sexo masculino e com surdocegueira. Ele é aluno da rede oficial de ensino do Distrito Federal e estuda o 3º ano do Ensino Fundamental. A partir da avaliação psicopedagógica o foco da intervenção foi centrado na aquisição do conceito de número e competências iniciais de leitura e escrita que foram simultaneamente relacionados ao tema de interesse da criança – o planejamento da sua festa de aniversário. A fundamentação teórica embasou-se no pensamento de Vygotsky, Piaget e Wallon por serem teorias que sustentam o pensamento psicopedagógico contemporâneo e que subsidiam a Psicologia do Conhecimento – abordagem teórica e metodológica que orienta este trabalho. Foram realizadas seis sessões de intervenção psicopedagógica e como resultado concluiu-se que a sistematização do trabalho interventivo com base na relação entre dificuldades e competências é uma forma segura para avaliar e intervir por possibilitar que a singularidade em que se dão os processos de aprendizagem e desenvolvimento seja considerada.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPsicopedagogiaen
dc.subject.keywordAquisição de linguagemen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordSurdocegueiraen
dc.subject.keywordCrianças - intervenção psicopedagógicaen
dc.titleIntervenção psicopedagógica e processos de aquisição de conceitos escolares com uma criança com surdocegueiraen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-09-02T18:43:00Z-
dc.date.available2015-09-02T18:43:00Z-
dc.date.issued2015-09-02T18:43:00Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11062-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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