Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11058
Título: | O planejamento psicopedagógico semanal em uma escola bilíngue : uma pesquisa de intervenção |
Autor(es): | Carolino, Thaís Araújo |
Orientador(es): | Vieira, Denise de Oliveira |
Assunto: | Educação de crianças Escola bilíngue Planejamento psicopedagógico |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 1-Set-2015 |
Referência: | CAROLINO, Thaís Araújo. O planejamento psicopedagógico semanal em uma escola bilíngue: uma pesquisa de intervenção. 2015. 39 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Para este trabalho foram desenvolvidas 6 sessões de uma pesquisa de intervenção, fundamentado em Fávero (2012), com o objetivo de investigar e conhecer como se fundamenta o planejamento das professoras de uma escola bilíngue, que fatores são identificados como facilitadores ou dificultadores do processo de ensinar e aprender, no intuito de apontar alternativas para otimizar este atendimento educativo. Não houve tempo hábil, no período da pesquisa de intervenção para planejar e executar uma intervenção no sentido completo de avaliar, verificar pontos de interesse para reflexão e mudança, e reavaliação contínua. Assim, realizamos apenas à primeira parte do trabalho de identificar os fatores interferentes, e traçar objetivos e metas, para junto com o grupo de professores problematizar e sugerir alternativas que auxiliem no planejamento e execução das atividades pedagógicas. Durante a avaliação percebemos que a maior dificuldade identificada era planejar as atividades com base em uma fundamentação teórica.Ao final das sessões percebemos queos profissionais estavam mais sensibilizados sobre a importância da fundamentação teórica para o planejamento e execução das atividades na educação infantil e que o momento da intervenção propriamente dita, tornou-se essencial para promover o processo de mudança. Por isso, será fundamental dar continuidade á esta proposta, no futuro. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons