Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Denise de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Carolino, Thaís Araújo | - |
dc.identifier.citation | CAROLINO, Thaís Araújo. O planejamento psicopedagógico semanal em uma escola bilíngue: uma pesquisa de intervenção. 2015. 39 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. | en |
dc.description.abstract | Para este trabalho foram desenvolvidas 6 sessões de uma pesquisa de intervenção, fundamentado em Fávero (2012), com o objetivo de investigar e conhecer como se fundamenta o planejamento das professoras de uma escola bilíngue, que fatores são identificados como facilitadores ou dificultadores do processo de ensinar e aprender, no intuito de apontar alternativas para otimizar este atendimento educativo. Não houve tempo hábil, no período da pesquisa de intervenção para planejar e executar uma intervenção no sentido completo de avaliar, verificar pontos de interesse para reflexão e mudança, e reavaliação contínua. Assim, realizamos apenas à primeira parte do trabalho de identificar os fatores interferentes, e traçar objetivos e metas, para junto com o grupo de professores problematizar e sugerir alternativas que auxiliem no planejamento e execução das atividades pedagógicas. Durante a avaliação percebemos que a maior dificuldade identificada era planejar as atividades com base em uma fundamentação teórica.Ao final das sessões percebemos queos profissionais estavam mais sensibilizados sobre a importância da fundamentação teórica para o planejamento e execução das atividades na educação infantil e que o momento da intervenção propriamente dita, tornou-se essencial para promover o processo de mudança. Por isso, será fundamental dar continuidade á esta proposta, no futuro. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Escola bilíngue | en |
dc.subject.keyword | Planejamento psicopedagógico | en |
dc.title | O planejamento psicopedagógico semanal em uma escola bilíngue : uma pesquisa de intervenção | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2015-09-01T18:36:20Z | - |
dc.date.available | 2015-09-01T18:36:20Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-01T18:36:20Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11058 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|