Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11058
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThaisAraujoCarolino.pdf440,62 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Denise de Oliveira-
dc.contributor.authorCarolino, Thaís Araújo-
dc.identifier.citationCAROLINO, Thaís Araújo. O planejamento psicopedagógico semanal em uma escola bilíngue: uma pesquisa de intervenção. 2015. 39 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractPara este trabalho foram desenvolvidas 6 sessões de uma pesquisa de intervenção, fundamentado em Fávero (2012), com o objetivo de investigar e conhecer como se fundamenta o planejamento das professoras de uma escola bilíngue, que fatores são identificados como facilitadores ou dificultadores do processo de ensinar e aprender, no intuito de apontar alternativas para otimizar este atendimento educativo. Não houve tempo hábil, no período da pesquisa de intervenção para planejar e executar uma intervenção no sentido completo de avaliar, verificar pontos de interesse para reflexão e mudança, e reavaliação contínua. Assim, realizamos apenas à primeira parte do trabalho de identificar os fatores interferentes, e traçar objetivos e metas, para junto com o grupo de professores problematizar e sugerir alternativas que auxiliem no planejamento e execução das atividades pedagógicas. Durante a avaliação percebemos que a maior dificuldade identificada era planejar as atividades com base em uma fundamentação teórica.Ao final das sessões percebemos queos profissionais estavam mais sensibilizados sobre a importância da fundamentação teórica para o planejamento e execução das atividades na educação infantil e que o momento da intervenção propriamente dita, tornou-se essencial para promover o processo de mudança. Por isso, será fundamental dar continuidade á esta proposta, no futuro.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordEscola bilíngueen
dc.subject.keywordPlanejamento psicopedagógicoen
dc.titleO planejamento psicopedagógico semanal em uma escola bilíngue : uma pesquisa de intervençãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-09-01T18:36:20Z-
dc.date.available2015-09-01T18:36:20Z-
dc.date.issued2015-09-01T18:36:20Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11058-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons