Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11056
Título: | Compreensão e acompanhamento psicopedagógico do processo de aprendizagem de uma criança na perpectiva, sócio histórica |
Autor(es): | Sousa, Liliane Monteiro de |
Orientador(es): | Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto |
Assunto: | Processo de ensino-aprendizagem Zona de desenvolvimento proximal Crianças - intervenção psicopedagógica Aprendizagem |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 1-Set-2015 |
Referência: | SOUSA, Liliane Monteiro de. Compreensão e acompanhamento psicopedagógico do processo de aprendizagem de uma criança na perpectiva, sócio histórica. 2015. 54 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho descreve e relata a experiência prática referente a um estágio de intervenção psicopedagógica com uma criança de 10 anos que frequenta a escola regularmente. A proposta da intervenção consistiu em avaliar as condições do processo de aprendizagem da criança e propor estratégias de intervenção diante de eventuais dificuldades que se confirmassem no processo de avaliação. Como referencial teórico, optou-se por utilizar a teoria sócio – histórica de Vigotski com o objetivo de criar novas zonas de desenvolvimento proximal a fim de promover mudanças no processo de aprendizagem da criança. Foi utilizado o método de pesquisa qualitativo com o objetivo de observar a criança em sua totalidade e explorar os aspectos subjetivos envolvidos neste processo. Durante o processo interventivo e com o foco de trabalho voltado para uma atuação efetiva nas zonas de desenvolvimento proximal, melhoras significativas na produção de atividades e na postura ativa da criança diante de seu processo de aprendizagem foram percebidas. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons