Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11056
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LilianeMonteiroDeSousa.pdf777,64 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto-
dc.contributor.authorSousa, Liliane Monteiro de-
dc.identifier.citationSOUSA, Liliane Monteiro de. Compreensão e acompanhamento psicopedagógico do processo de aprendizagem de uma criança na perpectiva, sócio histórica. 2015. 54 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho descreve e relata a experiência prática referente a um estágio de intervenção psicopedagógica com uma criança de 10 anos que frequenta a escola regularmente. A proposta da intervenção consistiu em avaliar as condições do processo de aprendizagem da criança e propor estratégias de intervenção diante de eventuais dificuldades que se confirmassem no processo de avaliação. Como referencial teórico, optou-se por utilizar a teoria sócio – histórica de Vigotski com o objetivo de criar novas zonas de desenvolvimento proximal a fim de promover mudanças no processo de aprendizagem da criança. Foi utilizado o método de pesquisa qualitativo com o objetivo de observar a criança em sua totalidade e explorar os aspectos subjetivos envolvidos neste processo. Durante o processo interventivo e com o foco de trabalho voltado para uma atuação efetiva nas zonas de desenvolvimento proximal, melhoras significativas na produção de atividades e na postura ativa da criança diante de seu processo de aprendizagem foram percebidas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagemen
dc.subject.keywordZona de desenvolvimento proximalen
dc.subject.keywordCrianças - intervenção psicopedagógicaen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.titleCompreensão e acompanhamento psicopedagógico do processo de aprendizagem de uma criança na perpectiva, sócio históricaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-09-01T18:31:34Z-
dc.date.available2015-09-01T18:31:34Z-
dc.date.issued2015-09-01T18:31:34Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11056-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons