Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11054
Título: | Alfabetização e fracasso escolar : desenvolvendo competências para inclusão no mundo da escrita |
Autor(es): | Lima, Camilla Sampaio |
Orientador(es): | Queiroz, Elizabeth |
Assunto: | Crianças - intervenção psicopedagógica Alfabetização Fracasso escolar Psicopedagogia |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 1-Set-2015 |
Referência: | LIMA, Camilla Sampaio. Alfabetização e fracasso escolar: desenvolvendo competências para inclusão no mundo da escrita. 2015. iv, 55 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho busca uma reflexão acerca da aquisição de competências na leitura e escrita durante o processo de alfabetização, tendo como base um breve referencial a respeito do desenvolvimento da escrita na criança e quais fatores influenciam nas questões relativas ao fracasso escolar em crianças de baixo nível socioeconômico. A prática psicopedagógica foi desenvolvida com uma criança de oito anos, estudante de escola pública do Distrito Federal que apresenta dificuldade no processo alfabetização. Foram realizadas quatro sessões de avaliação e cinco intervenções que tiveram como foco a inserção dessa criança em um mundo letrado com propostas que visavam a aquisição do código alfabético por meio de mediações com treino da consciência fonológica. Os resultados obtidos evidenciam que o treino da consciência fonológica associado à atividades voltadas para o interesse da criança são essenciais no processo de alfabetização. Desde modo, conclui-se que contexto social vivido pela criança pode interferir no processo de aquisição de competências de leitura e escrita, contudo, os professores precisam repensar à prática, a fim de modificar a concepção de que crianças de camadas populares são incapazes de aprender, propondo novas experiências que considerem as vivências de cada uma e as suas particularidades, a fim de superar essas dificuldades. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons