Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Elizabeth | - |
dc.contributor.author | Lima, Camilla Sampaio | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Camilla Sampaio. Alfabetização e fracasso escolar: desenvolvendo competências para inclusão no mundo da escrita. 2015. iv, 55 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca uma reflexão acerca da aquisição de competências na leitura e escrita durante o processo de alfabetização, tendo como base um breve referencial a respeito do desenvolvimento da escrita na criança e quais fatores influenciam nas questões relativas ao fracasso escolar em crianças de baixo nível socioeconômico. A prática psicopedagógica foi desenvolvida com uma criança de oito anos, estudante de escola pública do Distrito Federal que apresenta dificuldade no processo alfabetização. Foram realizadas quatro sessões de avaliação e cinco intervenções que tiveram como foco a inserção dessa criança em um mundo letrado com propostas que visavam a aquisição do código alfabético por meio de mediações com treino da consciência fonológica. Os resultados obtidos evidenciam que o treino da consciência fonológica associado à atividades voltadas para o interesse da criança são essenciais no processo de alfabetização. Desde modo, conclui-se que contexto social vivido pela criança pode interferir no processo de aquisição de competências de leitura e escrita, contudo, os professores precisam repensar à prática, a fim de modificar a concepção de que crianças de camadas populares são incapazes de aprender, propondo novas experiências que considerem as vivências de cada uma e as suas particularidades, a fim de superar essas dificuldades. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Crianças - intervenção psicopedagógica | en |
dc.subject.keyword | Alfabetização | en |
dc.subject.keyword | Fracasso escolar | en |
dc.subject.keyword | Psicopedagogia | en |
dc.title | Alfabetização e fracasso escolar : desenvolvendo competências para inclusão no mundo da escrita | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2015-09-01T18:21:02Z | - |
dc.date.available | 2015-09-01T18:21:02Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-01T18:21:02Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11054 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|