Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11054
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CamillaSampaioLima.pdf2,25 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Elizabeth-
dc.contributor.authorLima, Camilla Sampaio-
dc.identifier.citationLIMA, Camilla Sampaio. Alfabetização e fracasso escolar: desenvolvendo competências para inclusão no mundo da escrita. 2015. iv, 55 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractO presente trabalho busca uma reflexão acerca da aquisição de competências na leitura e escrita durante o processo de alfabetização, tendo como base um breve referencial a respeito do desenvolvimento da escrita na criança e quais fatores influenciam nas questões relativas ao fracasso escolar em crianças de baixo nível socioeconômico. A prática psicopedagógica foi desenvolvida com uma criança de oito anos, estudante de escola pública do Distrito Federal que apresenta dificuldade no processo alfabetização. Foram realizadas quatro sessões de avaliação e cinco intervenções que tiveram como foco a inserção dessa criança em um mundo letrado com propostas que visavam a aquisição do código alfabético por meio de mediações com treino da consciência fonológica. Os resultados obtidos evidenciam que o treino da consciência fonológica associado à atividades voltadas para o interesse da criança são essenciais no processo de alfabetização. Desde modo, conclui-se que contexto social vivido pela criança pode interferir no processo de aquisição de competências de leitura e escrita, contudo, os professores precisam repensar à prática, a fim de modificar a concepção de que crianças de camadas populares são incapazes de aprender, propondo novas experiências que considerem as vivências de cada uma e as suas particularidades, a fim de superar essas dificuldades.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCrianças - intervenção psicopedagógicaen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordFracasso escolaren
dc.subject.keywordPsicopedagogiaen
dc.titleAlfabetização e fracasso escolar : desenvolvendo competências para inclusão no mundo da escritaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-09-01T18:21:02Z-
dc.date.available2015-09-01T18:21:02Z-
dc.date.issued2015-09-01T18:21:02Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11054-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons