Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11052
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PatriciaRochaFelippi.pdf485,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A intervenção psicopedagógica para desenvolver competências de atenção e concentração em atividades de mesa
Autor(es): Felippi, Patrícia Rocha
Orientador(es): Vieira, Denise de Oliveira
Assunto: Hiperatividade
Crianças - intervenção psicopedagógica
Déficit de atenção
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 1-Set-2015
Referência: FELIPPI, Patrícia Rocha. A intervenção psicopedagógica para desenvolver competências de atenção e concentração em atividades de mesa. 2015. 47 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho descreve uma atuação psicopedagógica clínica com uma criança hiperativa de seis anos que apresenta queixa de agitação motora e dificuldade na memória. Levando em consideração que a hiperatividade apresenta três características básicas como a agitação, a desatenção e a impulsividade; as intervenções psicopedagógicas tiveram como meta desenvolver competências de atenção e concentração que possibilitassem concluir as atividades de mesa. Foram desenvolvidas duas sessões de avaliação e seis de intervenção. Para isso foi utilizada a metodologia de Fávero (2005) onde uma sessão é sistematicamente, registrada e avaliada, e os resultados obtidos nesta sessão dão subsídios para a sessão seguinte dentro da interface de teoria e prática. Na avaliação o tempo de concentração da criança não ultrapassada 2 minutos, suas respostas eram rápidas e com pouca elaboração. Ao final, como resultados tivemos que o sujeito apresentou significativa melhora na atenção, concentração e memória, conseguindo manter até dezessete minutos de foco na tarefa, finalizando-a, assim como minimizou a agitação motora e aumentou a autoestima.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons