Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11052
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PatriciaRochaFelippi.pdf485,21 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Denise de Oliveira-
dc.contributor.authorFelippi, Patrícia Rocha-
dc.identifier.citationFELIPPI, Patrícia Rocha. A intervenção psicopedagógica para desenvolver competências de atenção e concentração em atividades de mesa. 2015. 47 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho descreve uma atuação psicopedagógica clínica com uma criança hiperativa de seis anos que apresenta queixa de agitação motora e dificuldade na memória. Levando em consideração que a hiperatividade apresenta três características básicas como a agitação, a desatenção e a impulsividade; as intervenções psicopedagógicas tiveram como meta desenvolver competências de atenção e concentração que possibilitassem concluir as atividades de mesa. Foram desenvolvidas duas sessões de avaliação e seis de intervenção. Para isso foi utilizada a metodologia de Fávero (2005) onde uma sessão é sistematicamente, registrada e avaliada, e os resultados obtidos nesta sessão dão subsídios para a sessão seguinte dentro da interface de teoria e prática. Na avaliação o tempo de concentração da criança não ultrapassada 2 minutos, suas respostas eram rápidas e com pouca elaboração. Ao final, como resultados tivemos que o sujeito apresentou significativa melhora na atenção, concentração e memória, conseguindo manter até dezessete minutos de foco na tarefa, finalizando-a, assim como minimizou a agitação motora e aumentou a autoestima.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordHiperatividadeen
dc.subject.keywordCrianças - intervenção psicopedagógicaen
dc.subject.keywordDéficit de atençãoen
dc.subject.keywordTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)en
dc.titleA intervenção psicopedagógica para desenvolver competências de atenção e concentração em atividades de mesaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-09-01T18:12:58Z-
dc.date.available2015-09-01T18:12:58Z-
dc.date.issued2015-09-01T18:12:58Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11052-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons