Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11039
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ElisabethNimandaSilva.pdf690,76 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMendes, Solange Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Elisabeth Niman Da-
dc.identifier.citationSILVA,Elisabeth Niman Da. A prática pedagógica e o trato da diversidade das aprendizagens no 1º ano do 1º ciclo. 2014. 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractEste estudo de caráter qualitativo analisou, por meio do acompanhamento da prática de uma professora que atuava, no ano de 2013, em uma turma de 1º ano do 1º ciclo de uma escola da rede pública do Distrito Federal, se ocorria, por meio didático e pedagógico o atendimento aos diversos ritmos de aprendizagem, especificamente no campo da alfabetização. Foi verificado se a professora utiliza estratégias de agrupamento com esses estudantes. Para isso, recorri ao instrumento de observação de aula: em cinco protocolos de observação do 1º e 5 do segundo semestre de 2013. Interessou-nos verificar , entre outras ocorrências, formas de organização adotadas em sala de aula; intervenções específicas com educandos que não acompanhavam o ritmo da turma, alternativas didáticas nos eixos de leitura e escrita alfabética. Conforme aponta a literatura MAINARDES, 2009; FERREIRO; PERRENOUD1995a, é possível articular um ensino, na fase inicial da escolarização, que assegure a apropriação dos diferentes objetos de conhecimento, no nosso caso, a escrita alfabética, em um contexto diverso. Os dados apontaram para intervenções pontuais e específicas por parte da professora com o grupo de alunos que apresentava dificuldades de aprendizagem, não indicando sistematicidade em sua prática quanto a esse aspecto. Por outro lado, como a mestra contava com a inserção de estagiárias em sua sala de aula, atribuía às estudantes essa função. Constatou-se ao longo da pesquisa a preocupação da professora em sancionar as dificuldades dos educandos, em contra partida indivíduos específicos não foram contemplados na programação adotada pela professora, permanecendo assim inertes na sala de aula. Constata-se assim, que a escola em ciclos tem que ter efetivamente um significado para os professores, para que haja mudança, já que muito ainda se vê da escola seriada neste programa atual. ________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis qualitative study examined, by following the practice of a teacher who worked in the year 2013 in a class of 1st year 1st cycle of a public school in the Federal District, if occurred, through teaching and educational services to the different rhythms of learning, specifically in the field of literacy. It was verified that the teacher uses clustering strategies with these students. To do so, resorted to classroom observation instrument: in five observation protocols 1 and 5 of the second half of 2013. It interested us to see, among other events, forms of organization adopted in the classroom; specific interventions with students who did not keep the pace of the class, teaching alternatives on track reading and alphabetic writing. As pointed out by the literature MAINARDES, 2009; FERREIRO; PERRENOUD1995a, it is possible to articulate a teaching in the early stages of schooling, ensuring the ownership of different objects of knowledge, in our case, alphabetic writing, in a different context. The data pointed to specific and specific interventions by the teacher with the group of students who had learning difficulties, indicating no systematic in their practice in this regard. On the other hand, as the master had the insertion of interns in your classroom, students attributed to this function. It was found during the research the concern of the teacher to sanction the difficulties of the students, matched against specific individuals were not included in the schedule adopted by the teacher, thus remaining inert in the classroom. It thus appears that the school in cycles have to be effectively a meaning for teachers, for change, since much still see the graded school in this current program.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordEnsinoen
dc.titleA prática pedagógica e o trato da diversidade das aprendizagens no 1º ano do 1º cicloen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-08-28T20:17:45Z-
dc.date.available2015-08-28T20:17:45Z-
dc.date.issued2015-08-28T20:17:45Z-
dc.date.submitted2014-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11039-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons