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Título: A relação entre linhas pedagógicas e criatividade : um estudo de caso das pedagogias Montessori e Waldorf
Autor(es): Seabra, Isabela de Moura
Orientador(es): Mitjáns Martínez, Albertina
Assunto: Montessori, Método de educação
Processo criativo
Criatividade (Educação)
Pedagogia Waldorf
Data de apresentação: 31-Out-2014
Data de publicação: 28-Ago-2015
Referência: SEABRA, Isabela de Moura. A relação entre linhas pedagógicas e criatividade: um estudo de caso das pedagogias Montessori e Waldorf. 2014. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo explorar as possibilidades do ambiente, proporcionado pelas linhas pedagógicas Montessori e Waldorf, a fim de constatar se as escolas que as utilizam proporcionam ambientes favoráveis para o processo criativo do aluno; se possuem ambientes propícios para o desenvolvimento da criatividade e identificar o processo criativo dos alunos de cada linha pedagógica. Levando em consideração as referências e as direções presentes na ideologia de cada uma. Para tal uma pesquisa qualitativa foi realizada em colégios que utilizam essas linhas pedagógicas. Foram ferramentas dessa pesquisa estudos bibliográficos das linhas pedagógicas, observações diretas em salas de aula e entrevistas com coordenadores, professores e alunos. Através da análise dos dados foi possível constatar que dentro do ambiente proporcionado por cada escola, utilizando as ferramentas que as linhas pedagógicas propõem, os alunos têm de formas distintas sua criatividade motivada pelos ambientes que a linha pedagógica e a escola proporcionam. Além disso, o processo criativo dos alunos de cada escola identificou-se de forma muito diferente; mas em ambos os casos ele é ativo e desenvolve-se simultaneamente com a aprendizagem de cada indivíduo.
Abstract: The study aimed to explore the possibilities of the environment provided by the Montessori and Waldorf educational lines in order to observe: if the schools that use them provide friendly environments for the creative process of the student, if they have the suitable environment for the development of creativity and if they identify the creative process for students of each pedagogical line considering the references and paths presented in the ideology of each. A qualitative research was conducted in schools that use these pedagogical lines. The tools of this research were bibliographic studies of these pedagogical lines, direct observations in classrooms and interviews with coordinators, teachers and students. It was found through data analysis that within the environment provided by each school, using the tools offered by the pedagogical lines, students had, in distinct ways, their creativity motivated by the environments that the educational line and the school provides. Furthermore, the creative process of students from each school was identified very differently, but in both cases, it is active and simultaneously developed with each individual's learning.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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