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dc.contributor.advisorHolanda, Maristela Terto de-
dc.contributor.authorCamargos, Breno Diogo de Carvalho-
dc.identifier.citationCAMARGOS, Breno Diogo de Carvalho. Arquitetura para coleta de opinião sobre serviços públicos em um sistema de informação geográfica móvel com participação popular. 2015. ix, 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Tecnologia, 2015. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Agência financiadora: Este projeto foi apoiado pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - (FAP-DF).en
dc.description.abstractUma ferramenta importante para a gestão de qualquer serviço público é a opinião dos seus usuários. Por meio da opinião dos cidadãos que estão no ambiente do serviço público, o gestor pode tomar decisões administrativas que resultem de forma direta na melhoria dos serviços. O rápido avanço do Sistema de Posicionamento Global - GPS e das tecnologias incluídas na Web 2.0, seguidos pela maior acessibilidade a essas tecnologias pelos cidadãos por meio de smartphones pode ser utilizado para incluir a população, que está presente nos ambientes dos estabelecimentos públicos, no processo administrativo desses locais. O chamado Sistema de Informação Geográfica com Participação Popular – SIGPP é caracterizado pela criação de informações com características geográficas direcionadas à entidade governamental. No Brasil, os gestores dos serviços públicos ainda não dispõem de dados georreferenciados contendo a opinião dos usuários dos serviços públicos. Nesse contexto, esta monografia propõe e valida, através de um estudo de caso, uma arquitetura para obter opiniões georreferenciadas dos usuários de qualquer serviço público no Brasil, e disponibilizar tais opiniões de uma maneira que facilite a gestão desses serviços. A proposta inclui a obtenção da opinião de usuários de algum serviço público através de um smartphone, a validação da localização do usuário através das coordenadas geográficas de seu dispositivo móvel e a visualização dessa opinião pelo gestor em um mapa. O mapa contendo as opiniões cadastradas irão auxiliar as decisões administrativas do gestor do serviço público.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSistema de Informação Geográfica com Participação Popular (SIGPP)en
dc.subject.keywordServiço público - gestãoen
dc.subject.keywordOpinião públicaen
dc.subject.keywordArquitetura da informaçãoen
dc.subject.keywordAplicativosen
dc.titleArquitetura para coleta de opinião sobre serviços públicos em um sistema de informação geográfica móvel com participação popularen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-08-26T16:01:32Z-
dc.date.available2015-08-26T16:01:32Z-
dc.date.issued2015-08-26T16:01:32Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11008-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1An important tool to the management of any public service is the feedback of its users. Based on the opinion of the citizens that are inside the public service’s environment, the manager is able to make administrative choices that impact directly on the improvement of the services. The quick advance of the Global Position System - GPS and the technologies embedded on the Web 2.0, followed by the bigger accessibility to those technologies by the citizens through smartphones may be used to include the population, that are present on the public establishments’ environment, into the administrative process of those places. The denominated Public Participation Geographic Information System - PPGIS is characterized by the creation of information with geographic features directed to the government entity. In Brazil, the public services’ managers still lack georeferenced data with the opinion of the public services’ users. In this context, this monograph proposes and validates, through a case study, one architecture to acquire georeferenced feedback from users of any public service in Brazil, and provide such feedback in a way that improves the management of these services. The proposal includes the acquirement of the opinion of public service’s users through a smartphone, the validation of the users’ location through the geographic coordinates of his mobile device and the preview of this feedback by the manager in a map. The map containing the opinions will assist the administrative decisions of the public service’s manager.-
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



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