Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Maria Clarisse | - |
dc.contributor.author | Menezes, Janaina Segatto | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Janaina Segatto. A construção/constituição do texto coletivo para o processo de dessilenciamento do alfabetizando do Paranoá e Itapoã. 2013. [59] f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description.abstract | A entrada na graduação no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, o contato com realidades diferentes da minha, a inserção no Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos Histórico-culturais – GENPEX coordenado pelo professor-pesquisador Renato Hilário dos Reis e a vivência/convivência na alfabetização de jovens adultos e idosos do Paranoá e Itapoã , proporcionou/proporciona a constituição como Ser Humana de amor-poder-saber e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A Constituição/construção do texto coletivo para o processo de dessilenciamento dos alfabetizandos do Itapoã e Paranoá é desenvolver o diálogo naqueles que durante anos foram silenciados pelos governantes, líderes religiosos, pela escola ou seus patrões. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2003, os números de pessoas “analfabetas” no Brasil são de 14, 6 milhões de brasileiros (11,6% da população). Alfabetizar em qual perspectiva? Apropriação da leitura, escrita e cálculo? A trajetória histórica do Paranoá demonstra que apenas a leitura, escrita e o calculo eram insuficientes para a demanda de seus moradores. Dialogar sobre as situações-problemas-desafios enfrentados pelos moradores do Paranoá e Itapoã e também retirar encaminhamentos para superação dos desafios , vai além da mera leitura, escrita e calculo, é uma luta de classes! A classe dominada e silenciada exigindo seus direitos omissos. O falar desenvolve no alfabetizando e alfabetizanda o poder de expor o que sabe e o poder de opinar no falar do outro. Porém, o começar a falar de um alfabetizando é um processo difícil. Convido as alfabetizadoras Eliane e Dione, do Itapoã e Paranoá, respectivamente, para um bate papo explicitando como foi o processo inicial para desenvolver o poder de falar naquele que acredita que nada sabe, nada pode e nada escolhe. E no bate papo, identificamos que a construção do texto coletivo é o procedimento pedagógico para o processo de dessilenciamento do alfabetizando. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Aprendizado interativo | en |
dc.subject.keyword | Pedagogia da libertação | en |
dc.subject.keyword | Educação - atores sociais | en |
dc.subject.keyword | Alfabetização | en |
dc.subject.keyword | Inclusão social | en |
dc.title | A construção/constituição do texto coletivo para o processo de dessilenciamento do alfabetizando do paranoá e itapoã | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-08-24T15:34:56Z | - |
dc.date.available | 2015-08-24T15:34:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-24T15:34:56Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/10965 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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