Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10932
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LorraneOliveiraVasconcelos.pdf364,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inconstitucionalidade da tributação pelo ISSQN sobre os serviços de exploração e produção de petróleo na plataforma continental
Autor(es): Vasconcelos, Lorrane Oliveira
Orientador(es): Trindade, Adriano Drummond Cançado
Coorientador(es): Silva, Rafael Santos de Barros e
Assunto: Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN)
Plataforma continental
Petróleo - exploração
Princípio da territorialidade
Data de apresentação: 7-Jul-2015
Data de publicação: 19-Ago-2015
Referência: VASCONCELOS, Lorrane Oliveira. A inconstitucionalidade da tributação pelo ISSQN sobre os serviços de exploração e produção de petróleo na plataforma continental. 2015. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho objetiva esclarecer a atuação dos entes federativos na Plataforma Continental, especialmente quanto à competência tributária no tocante aos serviços de exploração e produção do petróleo. Necessário, então, analisar as previsões constitucionais sobre tal área, tendo em vista os recursos da Plataforma Continental serem bens da União e verificar se tal dispositivo é suficiente para afastar a competência tributária dos Estados e Municípios costeiros. Considerando-se que a União detém plena competência, tanto para legislar, quanto no tocante à proteção e preservação, na Plataforma Continental, e que o princípio da territorialidade impõe que os entes federativos atuem dentro de sua limitação territorial, será possível constatar que a cobrança do ISS pelos municípios costeiros é inconstitucional por ultrapassar os limites de sua competência estabelecida na Carta Magna.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2015.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons