Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10906
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IasmimOliveiraConde.pdf8,95 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAviani, Francisco Leite-
dc.contributor.authorConde, Iasmim Oliveira-
dc.identifier.citationCONDE, Iasmim Oliveira. Teatro de bonecos e arte de rua: uma proposta pedagógica. 2015. 119 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade planejar e construir os bonecos de um espetáculo, e através de testes com diferentes métodos de criação, propor os que mais se adequem aos proponentes do espetáculo, a Trupe Por um Fio, coletivo de artistas de Planaltina-DF, que pretende realizar apresentações e oficinas com o público. A temática do espetáculo é a arte urbana, sua história, motivações e possibilidades. O tema foi escolhido pela proximidade com o público, crianças e adolescentes da periferia de grandes centros urbanos, e pelas possibilidades de discussão que pode suscitar, como a utilização do espaço público pelos indivíduos, o compartilhar livre de ideias, a ação questionadora do sistema e o valor relativo da arte. O objetivo é que o espetáculo seja apresentado em escolas e na rua. Na primeira parte do trabalho discorremos sobre o teatro de bonecos, a arte urbana e o teatro do oprimido, e os pontos de convergência ideológica entre elas. Em seguida, tratamos sobre a criação de personagens e roteiro, palhaços e o teatro de rua, buscando elementos para embasar a concepção dos bonecos, que inicia com a criação dos quatro personagens e uma estrutura inicial de roteiro que compreende possíveis ideias governantes centrais para o roteiro, possíveis temas a serem tratados durante a peça e alguns artistas e fases históricas da arte urbana que mais podem ajudar a elucidar cada tema. Por fim, demonstramos o processo de confecção dos quatro bonecos, segundo quatro métodos testados, encontrados em tutoriais em vídeo de diferentes pessoas com diferentes abordagens. Os métodos são analisados quanto aos processos de fabricação e a manipulação pelos atores-manipuladores. O método 3 foi o escolhido para confeccionar os bonecos usados na montagem do espetáculo, pela agilidade que proporciona na manipulação em empanada. Também foi o método escolhido para a produção de bonecos junto a crianças, em situações de oficina e aulas; é o que apresenta maior facilidade de produção e menor tempo de fabricação, e não depende de moldes de terceiros. Uma cena curta com os bonecos foi criada e apresentada em local público para testar o processo de criação de roteiro a partir da improvisação, e também as reações do público, ambos com resultados bastante satisfatórios. A Trupe Por um Fio prosseguirá com a criação do roteiro, montagem do espetáculo e apresentações.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTeatro de fantochesen
dc.subject.keywordArte de ruaen
dc.titleTeatro de bonecos e arte de rua : uma proposta pedagógicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-08-18T15:15:00Z-
dc.date.available2015-08-18T15:15:00Z-
dc.date.issued2015-08-18T15:15:00Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10906-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This work aims to plan and build puppets for a presentation, and, through testing with different creation methods, propose the ones that fit most to the proponent of the presentation, Trupe Por um Fio, an artists‟ collective from the city of Planaltina-DF, that intends to do presentations and workshops with the audience. The main theme of the presentation is Urban Art, its history, motivations and possibilities. The theme was chosen for its proximity with the audience, kids and teenagers from the suburbs of main towns, and for the possibilities of discussion that can raise from that, as the utilization of the public space by individuals; the free sharing of ideas; the action that questions the system and the relative value of art. It shall be exhibited in schools and on the street. In the first part of this work we will talk about Puppets Theater, urban art and “teatro do oprimido”, and the convergence points of ideology between them. Next we will talk about characters development, screenplay writing, clowns and Street theatre, looking for elements that can base the conceiving of the puppets, that starts with the conceiving of the four characters and an initial script structure that contains possible governing central ideas for the screenplay, possible themes to be treated during the presentation and some artists and historical phases of urban art that can help the most to elucidate each theme. Last, we show the making process of the four puppets, according to four different tested methods, found out in video tutorials from different people with different approaches. The methods are analyzed considering the fabrication process and the manipulation by the actors-manipulators. Method 3 was the chosen one to the making of puppets to presentations, for the agility of manipulation that it provides when using an empanada (folding structure for presentations). It was also the chosen method to making puppets with kids, in workshops and classes, for is the one that and is the most easy to produce and takes less time, and requires no external resources, like patterns. A short scene was created and presented in a public place to test the process of screenwriting from improvisation and also the audience reactions, both with satisfactory results. Trupe Por um Fio will proceed with the screenwriting, production of the presentation and exhibitions.-
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Projeto do Produto



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons