Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10809
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FernandaTellesGuerraCarvalhedo.pdf782,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dificuldade de adaptação na creche : contribuições da psicanálise a um estudo de caso
Autor(es): Carvalhêdo, Fernanda Telles Guerra
Orientador(es): Santos, Daniella Soares dos
Assunto: Creches
Crianças - adaptação psicológica à creche
Educação de crianças
Psicanálise
Escolas - laços afetivos
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 10-Ago-2015
Referência: CARVALHÊDO, Fernanda Telles Guerra. Dificuldade de adaptação na creche: contribuições da psicanálise a um estudo de caso. 2014. 43 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2014.
Resumo: O presente trabalho almejou, baseando-se na fase inicial da vida de cada indivíduo, a qual está profundamente marcada por íntima relação e experiência afetiva com progenitora durante a gestação, parto e puerpério, a analisar por meio de um estudo de caso, as possíveis implicações do cuidado nestes estágios iniciais da vida com a adaptação da criança no momento de inserção ao ambiente escolar e seus desdobramentos de acordo com a visão materna e de professoras da instituição. Utilizou-se como base a literatura já existente, em especial e teoria winnicottiana, para análise qualitativa dos dados coletados por meio de entrevistas gravadas. Em desfecho evidencia-se a necessidade da criação de vínculos mais próximos entre as famílias das crianças, os profissionais da escola, e estratégias conjuntas que visem facilitar o processo de adaptação tanto da criança quanto da família, amparando e sustentando assim o desenvolvimento infantil satisfatório e saudável.
Abstract: The presente work craved, based on the inicial fase of each ones life, wich is deeply marked for intimate relationship and afectives experiences with progenitress during gestation, laybor and puerperium period, to analyse, trought a case study, possible implications of caring in this inicials stages of life with child fitting in day care envoirement and their developments according to the point of view of the mother and institucional’s teachers. Was used as a basis existing literature, in special Winnicott theory of devolopment, to qualitative analysis of data base collected throught recording interviews. Conclusion shows the need of closer bond between child´s family and day care’s teachers besides joint strategies aimed at facilitating adaptation process of the child and its family, supporting and shelttering the healthy child development.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Enfermagem, 2014.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons