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dc.contributor.advisorSantos, Daniella Soares dos-
dc.contributor.authorCarvalhêdo, Fernanda Telles Guerra-
dc.identifier.citationCARVALHÊDO, Fernanda Telles Guerra. Dificuldade de adaptação na creche: contribuições da psicanálise a um estudo de caso. 2014. 43 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Enfermagem, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho almejou, baseando-se na fase inicial da vida de cada indivíduo, a qual está profundamente marcada por íntima relação e experiência afetiva com progenitora durante a gestação, parto e puerpério, a analisar por meio de um estudo de caso, as possíveis implicações do cuidado nestes estágios iniciais da vida com a adaptação da criança no momento de inserção ao ambiente escolar e seus desdobramentos de acordo com a visão materna e de professoras da instituição. Utilizou-se como base a literatura já existente, em especial e teoria winnicottiana, para análise qualitativa dos dados coletados por meio de entrevistas gravadas. Em desfecho evidencia-se a necessidade da criação de vínculos mais próximos entre as famílias das crianças, os profissionais da escola, e estratégias conjuntas que visem facilitar o processo de adaptação tanto da criança quanto da família, amparando e sustentando assim o desenvolvimento infantil satisfatório e saudável.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCrechesen
dc.subject.keywordCrianças - adaptação psicológica à crecheen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordPsicanáliseen
dc.subject.keywordEscolas - laços afetivosen
dc.titleDificuldade de adaptação na creche : contribuições da psicanálise a um estudo de casoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-08-10T19:22:40Z-
dc.date.available2015-08-10T19:22:40Z-
dc.date.issued2015-08-10T19:22:40Z-
dc.date.submitted2014-12-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10809-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The presente work craved, based on the inicial fase of each ones life, wich is deeply marked for intimate relationship and afectives experiences with progenitress during gestation, laybor and puerperium period, to analyse, trought a case study, possible implications of caring in this inicials stages of life with child fitting in day care envoirement and their developments according to the point of view of the mother and institucional’s teachers. Was used as a basis existing literature, in special Winnicott theory of devolopment, to qualitative analysis of data base collected throught recording interviews. Conclusion shows the need of closer bond between child´s family and day care’s teachers besides joint strategies aimed at facilitating adaptation process of the child and its family, supporting and shelttering the healthy child development.-
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



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