Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10778
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AmandaRosaAraujo.pdf316,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pastel sem glúten e sem leite : uma alternativa às restrições alimentares
Autor(es): Araújo, Amanda Rosa
Orientador(es): Monteiro, Renata Alves
Coorientador(es): Zandonadi, Renata Puppin
Assunto: Glúten
Intolerância à lactose
Restrições alimentares
Alimentos - composição
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 7-Ago-2015
Referência: ARAÚJO, Amanda Rosa. Pastel sem glúten e sem leite: uma alternativa às restrições alimentares. 2015. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)— Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo de presente trabalho foi desenvolver uma preparação de pastel assado de frango isenta de glúten e de leite de vaca e seus derivados. Foi possível desenvolver uma massa de pastel assado isento de glúten e de leite como alternativa aos indivíduos com restrições alimentares a estes compostos. Em relação à composição química, o produto modificado apresentou redução no teor de lipídios e do valor energético total. A análise sensorial da preparação modificada obteve um percentual de aceitação superior a 90%, demonstrando boa aceitabilidade do produto pelos provadores. É necessário desenvolver preparações adaptadas aos indivíduos com restrições alimentares cujo tratamento é unicamente dietético, visto que produtos sem glúten e sem leite são mais caros e de difícil acesso. Assim, devem-se oferecer alternativas alimentares que atendam às necessidades desse público e sejam acessíveis, oferecendo maior qualidade de vida e adesão ao tratamento.
Informações adicionais: Monografia (Bacharelado em Nutrição)— Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de graduação em Nutrição, Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons