Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10733
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RicardoRodriguesCavalcante.pdf698,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência de stakeholders na formulação de políticas de Responsabilidade Social Corporativa
Autor(es): Cavalcante, Ricardo Rodrigues
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Stakeholders
Responsabilidade social da empresa
Políticas empresariais
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 28-Jul-2015
Referência: CAVALCANTE, Ricardo Rodrigues. A influência de stakeholders na formulação de políticas de Responsabilidade Social Corporativa. 2014. 100 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a influência dos stakeholders nas práticas de Responsabilidade Social Corporativa em empresas utilizando-se de modelos de análise de stakeholders e de RSC. Trata-se de um estudo de caso exploratório realizado a partir do levantamento de dados primários e secundários, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com colaboradores de uma mina de amianto sendo que os dados secundários utilizados foram os relatórios de sustentabilidade da empresa. O estudo se fez valer da análise de conteúdo para identificar e classificar os stakeholders quanto ao seu grau de cooperação, relevância e influência frente e as ações de RSC identificadas e classificadas a partir de critérios da normatização ISO 26000. Foi evidenciado 52 stakeholders sendo que 15 possuem um alto poder de influência. Os resultados encontrados apontaram que os grupos de interesse que mais influenciam a empresa pouco participam das ações de RSC não sendo eles foco de atenção da mesma. Os dados obtidos na pesquisa parecem enfatizar a necessidade de verificar outras empresas para identificar se esta relação se mantem ou não, e se, as ações de RSC são efetivas quando direcionadas a esses grupos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons