Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10731
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RebecaAlvesdeAlmeida.pdf821,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação híbrida : benefícios do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em um curso presencial
Autor(es): Almeida, Rebeca Alves de
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Educação híbrida
Tecnologia da informação e comunicação
Administração - ensino superior
Data de apresentação: 26-Nov-2014
Data de publicação: 28-Jul-2015
Referência: ALMEIDA, Rebeca Alves de. Educação híbrida: benefícios do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em um curso presencial. 2014. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A educação híbrida vem alcançando um espaço cada vez maior no ensino superior. É crescente a adoção de práticas pedagógicas envolvendo ferramentas digitais como recursos de apoio às atividades presenciais. Levando em consideração a crescente importância dessa modalidade, a pesquisa buscou identificar os benefícios que podem ser alcançados por meio do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em um curso presencial. Para alcançar esse objetivo, foram realizados dois estudos. O estudo 1 consistiu em um survey para avaliar a prontidão tecnológica dos alunos de uma disciplina do curso de Administração. O instrumento de pesquisa foi composto pela escala TRI (Technology Readiness Index) e por questões para caracterização do perfil sócio-demográfico. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados em três turmas diferentes da mesma disciplina em dois semestres letivos. O estudo 2 consistiu em um pré-experimento para comparar as notas e porcentagem de faltas dos alunos dessa mesma disciplina em dois semestres diferentes. Em um dos semestres a disciplina foi totalmente presencial e no outro, foi realizada na modalidade híbrida. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste t e teste U de Mann-Whitney. Os resultados do estudo 1 mostram que os alunos da disciplina possuem um alto nível de otimismo em relação à adoção de novas tecnologias, mas apresentam também um alto índice de insegurança pela falta de contato pessoal, podendo ser classificados como o tipo “paranoico”. Os resultados do estudo 2 revelam que não existe uma diferença significativa entre o desempenho das duas turmas. Conclui-se que, no processo de hibridização, é importante assegurar o funcionamento adequado dos recursos e da infraestrutura, buscando amenizar a insegurança que os alunos demonstram pela falta de contato pessoal. Também foi possível concluir que há uma similaridade de desempenho entre os alunos das modalidades híbrida e presencial, o que pode representar uma capacidade de atender mais alunos com a mesma qualidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons