Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Alfinito, Solange | - |
dc.contributor.author | Almeida, Rebeca Alves de | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Rebeca Alves de. Educação híbrida: benefícios do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em um curso presencial. 2014. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014. | en |
dc.description.abstract | A educação híbrida vem alcançando um espaço cada vez maior no ensino superior. É crescente a adoção de práticas pedagógicas envolvendo ferramentas digitais como recursos de apoio às atividades presenciais. Levando em consideração a crescente importância dessa modalidade, a pesquisa buscou identificar os benefícios que podem ser alcançados por meio do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em um curso presencial. Para alcançar esse objetivo, foram realizados dois estudos. O estudo 1 consistiu em um survey para avaliar a prontidão tecnológica dos alunos de uma disciplina do curso de Administração. O instrumento de pesquisa foi composto pela escala TRI (Technology Readiness Index) e por questões para caracterização do perfil sócio-demográfico. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados em três turmas diferentes da mesma disciplina em dois semestres letivos. O estudo 2 consistiu em um pré-experimento para comparar as notas e porcentagem de faltas dos alunos dessa mesma disciplina em dois semestres diferentes. Em um dos semestres a disciplina foi totalmente presencial e no outro, foi realizada na modalidade híbrida. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste t e teste U de Mann-Whitney. Os resultados do estudo 1 mostram que os alunos da disciplina possuem um alto nível de otimismo em relação à adoção de novas tecnologias, mas apresentam também um alto índice de insegurança pela falta de contato pessoal, podendo ser classificados como o tipo “paranoico”. Os resultados do estudo 2 revelam que não existe uma diferença significativa entre o desempenho das duas turmas. Conclui-se que, no processo de hibridização, é importante assegurar o funcionamento adequado dos recursos e da infraestrutura, buscando amenizar a insegurança que os alunos demonstram pela falta de contato pessoal. Também foi possível concluir que há uma similaridade de desempenho entre os alunos das modalidades híbrida e presencial, o que pode representar uma capacidade de atender mais alunos com a mesma qualidade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação híbrida | en |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | en |
dc.subject.keyword | Administração - ensino superior | en |
dc.title | Educação híbrida : benefícios do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em um curso presencial | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2015-07-28T14:54:18Z | - |
dc.date.available | 2015-07-28T14:54:18Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-28T14:54:18Z | - |
dc.date.submitted | 2014-11-26 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/10731 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Administração
|