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Título: A experiência de vida da criança com insuficiência renal crônica : uma revisão integrativa
Outros títulos: The child life experience with chronic renal failure : an integrative review
La experiencia de la vida del niño con insuficiencia renal crônica : una revisión integradora
Autor(es): Carvalho, Leane Silva dos Santos
Orientador(es): Silveira, Aline Oliveira
Coorientador(es): Martins, Gisele
Assunto: Insuficiência renal crônica
Insuficiência renal crônica - crianças
Crianças - saúde e higiene
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 23-Jul-2015
Referência: CARVALHO, Leane Silva dos Santos. A experiência de vida da criança com insuficiência renal crônica: uma revisão integrativa. 2015. 18 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura sobre a experiência da criança com Insuficiência Renal Crônica (IRC). Método: Revisão integrativa de abordagem qualitativa nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), The Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Medical Literature and Retrieval System On-Line (MEDLINE), com os descritores: Child/Criança; Chronic Kidney Insufficiency/Insuficiência Renal Crônica; Chronic Kidney Diseases; Chronic; Renal Insufficiency, Chronic; kidney/renal; experience/experiência; dialysis/diálise. Resultados: Foram elencadas e descritas oito categorias temáticas representativas dos aspectos da vida da criança impactados pela IRC: responsabilização precoce pelo auto-cuidado; socialização afetada e restrições no brincar; aprendizado escolar prejudicado; crescimento inadequado para a idade; autonomia; auto-imagem; dimensões psicológica e emocional; e a família. Conclusões: O desenvolvimento de mais pesquisas voltadas à experiência da criança com Insuficiência Renal Crônica faz-se necessário. A forma como cada criança interpreta a IRC influencia diretamente na adesão ao tratamento e conseqüentemente no seu prognóstico. A compreensão aprofundada acerca desta temática pode subsidiar a tomada de decisão voltada para a construção de planos terapêuticos individualizados centrados na criança e suas reais necessidades e especificidades geradas na circunstância de conviver com a IRC. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Objective: Accomplishing an integrative literature review upon the life experience of a child with Chronic Kidney Insufficiency (CKI). Methodology: Integrative review of a qualitative approach on the databases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências Sociais (LILACS), The Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Medical Literature and Retrieval System On-line (MEDLINE), with the keywords: Child; Chronic Kidney Insufficiency; Chronic Kidney Diseases; Chronic Renal Insufficiency; kidney; experience; dialysis. Results: It has been listed and described eight representative thematic categories of the child’s life aspects impacted by CKI: early accountability for self-care; socialization affected and restrictions on playing; scholar learning prejudiced; inadequate growth regarding to age; autonomy; self-image; psychological and emotional dimensions; and the family. Conclusions: It is necessary the development of more researches aimed at the experience of a child with Chronic Renal Insufficiency. The way each child interprets the CKI directly influences on his/her compliance with treatment, hence his/her prognostic. The in-depth understanding of this theme might subsidize the decision-making oriented to the construction of individualized therapeutic plans focused on the child and his/her real needs and specificities generated in the circumstance of living with the CKI. _____________________________________________________________________________ RESUMEN
Objetivo: Realizar una revisión integrativa de la literatura sobre la experiencia del niño con Insuficiencia Renal Crónica (IRC). Método: Revisión integrativa de enfoque cualitativo en las bases de datos Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS), The Scientific Electronic Library Online (SciELO) y Medical Literature and Retrieval System On-Line (MEDLINE), con las palabras clave: Child/Niño; Chronic Kidney Insufficiency/Insuficiencia Renal Crónica; Chronic Kidney Diseases/Enfermedades Renales Crónicas; Chronic Renal Insufficiency/Insuficiencia Renal Crónica; kidney/renal; experience/experiencia; dialysis/diálisis. Resultado: Fueron enumeradas y descritas ocho categorías temáticas representativas de los aspectos de la vida del niño impactados por la IRC: asunción precoz por el autocuidado; socialización afectada y restricciones en el jugar; aprendizaje escolar afectado; crecimiento inadecuado para la edad; autonomía; auto imagen; dimensiones psicológica y emocional; y la familia. Conclusiones: Se hace necesario el desarrollo de más pesquisas volcadas a la experiencia del niño con Insuficiencia renal Crónica. El modo como cada niño interpreta la IRC influye directamente en la adherencia al tratamiento y consecuentemente en su pronóstico. La comprensión más profunda acerca de esta temática podrá subsidiar la tomada de decisión dirigida para la construcción de planes terapéuticos individualizados centrados en el niño y sus necesidades reales y especificidades generadas en la circunstancia de convivir con la IRC.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



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