Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10687
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarianaFigueiredoMiranda.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho dos funcionários do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília
Autor(es): Miranda, Mariana Figueirêdo
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Aprendizagem
Trabalho - desempenho
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB)
Capital humano
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 23-Jul-2015
Referência: MIRANDA, Mariana Figueirêdo. Suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho dos funcionários do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. 2014. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A literatura em Comportamento Organizacional aponta que as organizações atuais, em busca de criar vantagens competitivas e de obter um melhor desempenho, criam ambientes organizacionais que estimulem a aprendizagem constante de seus indivíduos, bem como, incentivem um melhor desempenho destes no ambiente de trabalho. A literatura aponta, ainda, que um ambiente organizacional que estimula a aprendizagem de seus empregados, tende a gerar efeito positivo sobre o desempenho humano no trabalho. Assim, o objetivo da presente pesquisa consistiu em identificar, empiricamente, as relações entre as percepções de suporte à aprendizagem sobre o desempenho humano no trabalho dos funcionários do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB. Para tanto, foram aplicados, presencialmente, aos funcionários do CDT/UnB, os questionários validados de Suporte à Aprendizagem de Coelho Junior, Abbad e Todeschini (2005) e de Desempenho no Trabalho de Coelho Junior, Borges-Andrade, Seild e Pereira (2010). A amostra foi do tipo probabilística e alcançou-se 99 respondentes atingindo 90% de margem de confiança. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e análise correlacional utilizando-se o coeficiente de correlação linear rho Spearman. Como resultados, obtiveram-se correlações positivas, oscilando de moderada a forte, entre os instrumentos de Suporte à Aprendizagem e Desempenho no Trabalho. Os funcionários da organização estudada apresentaram percepções positivas sobre o suporte à aprendizagem como preditor de desempenho na organização. Assim, esta pesquisa apresentou como principais contribuições, a necessidade de se estudar preditores de desempenho humano no trabalho contribuindo, portanto, para a literatura de Comportamento Organizacional, bem como, a contribuição para o aspecto prático, com o fornecimento de dados para a organização analisada. As limitações desta pesquisa constituíram-se na dificuldade de coleta dos dados junto aos participantes, principalmente pela sua disponibilidade e no fato da análise dos dados aplicados a uma única organização. Recomenda-se, para estudos futuros, a análise de estatísticas mais aprofundadas e não somente a análise de correlações entre as variáveis de suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons