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dc.contributor.advisorCoelho Junior, Francisco Antonio-
dc.contributor.authorMiranda, Mariana Figueirêdo-
dc.identifier.citationMIRANDA, Mariana Figueirêdo. Suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho dos funcionários do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. 2014. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.en
dc.description.abstractA literatura em Comportamento Organizacional aponta que as organizações atuais, em busca de criar vantagens competitivas e de obter um melhor desempenho, criam ambientes organizacionais que estimulem a aprendizagem constante de seus indivíduos, bem como, incentivem um melhor desempenho destes no ambiente de trabalho. A literatura aponta, ainda, que um ambiente organizacional que estimula a aprendizagem de seus empregados, tende a gerar efeito positivo sobre o desempenho humano no trabalho. Assim, o objetivo da presente pesquisa consistiu em identificar, empiricamente, as relações entre as percepções de suporte à aprendizagem sobre o desempenho humano no trabalho dos funcionários do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB. Para tanto, foram aplicados, presencialmente, aos funcionários do CDT/UnB, os questionários validados de Suporte à Aprendizagem de Coelho Junior, Abbad e Todeschini (2005) e de Desempenho no Trabalho de Coelho Junior, Borges-Andrade, Seild e Pereira (2010). A amostra foi do tipo probabilística e alcançou-se 99 respondentes atingindo 90% de margem de confiança. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e análise correlacional utilizando-se o coeficiente de correlação linear rho Spearman. Como resultados, obtiveram-se correlações positivas, oscilando de moderada a forte, entre os instrumentos de Suporte à Aprendizagem e Desempenho no Trabalho. Os funcionários da organização estudada apresentaram percepções positivas sobre o suporte à aprendizagem como preditor de desempenho na organização. Assim, esta pesquisa apresentou como principais contribuições, a necessidade de se estudar preditores de desempenho humano no trabalho contribuindo, portanto, para a literatura de Comportamento Organizacional, bem como, a contribuição para o aspecto prático, com o fornecimento de dados para a organização analisada. As limitações desta pesquisa constituíram-se na dificuldade de coleta dos dados junto aos participantes, principalmente pela sua disponibilidade e no fato da análise dos dados aplicados a uma única organização. Recomenda-se, para estudos futuros, a análise de estatísticas mais aprofundadas e não somente a análise de correlações entre as variáveis de suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordTrabalho - desempenhoen
dc.subject.keywordCentro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB)en
dc.subject.keywordCapital humanoen
dc.titleSuporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho dos funcionários do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasíliaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-07-23T17:23:27Z-
dc.date.available2015-07-23T17:23:27Z-
dc.date.issued2015-07-23T17:23:27Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10687-
dc.language.isoPortuguêsen
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