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Título: A reação do consumidor ao trabalho escravo
Autor(es): Dörr, Martina Carneiro
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Trabalho escravo
Comportamento do consumidor
Vestuário
Data de apresentação: 19-Nov-2014
Data de publicação: 23-Jul-2015
Referência: DÖRR, Martina Carneiro. A reação do consumidor ao trabalho escravo. 2014. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O trabalho em condição análoga à de escravo é uma prática presente em diversos setores da economia brasileira, como por exemplo, no setor do vestuário. Apesar das constantes denúncias sobre a presença de trabalhadores em condição forçada e degradante em confecções no país, ainda não é possível afirmar se o consumidor tem conhecimento sobre a situação e se isso influencia seu comportamento de compra. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar a influência do conhecimento da existência do trabalho análogo à escravidão no setor do vestuário sobre o comportamento de compra. Optou-se pela utilização do instrumento de pesquisa denominado Teste de Apercepção Temática, que tem sua origem na psicologia e consiste na apresentação de imagens ambíguas, para que o participante se coloque no lugar da situação ilustrada e relate nas respostas o seu comportamento. Por meio da aplicação desse instrumento de pesquisa exploratória, pôde-se identificar que poucos consumidores têm conhecimento sobre empresas do setor do vestuário que utilizaram trabalho escravo no Brasil. O conhecimento da existência da prática, no entanto, não influencia necessariamente o comportamento de compra. A maioria dos consumidores opta pela compra do produto, mesmo tendo conhecimento da prática antiética de empresa. Através dessa pesquisa, foi possível mostrar que o Teste de Apercepção Temática é adequado para pesquisas sobre o comportamento do consumidor que envolvam questões que podem causar constrangimento dos participantes. A sua abordagem de cunho indireto possibilita respostas que realmente expressam o comportamento do consumidor, através da projeção do participante em uma situação apresentada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
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