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dc.contributor.advisorConke, Leonardo Silveira-
dc.contributor.authorDörr, Martina Carneiro-
dc.identifier.citationDÖRR, Martina Carneiro. A reação do consumidor ao trabalho escravo. 2014. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.en
dc.description.abstractO trabalho em condição análoga à de escravo é uma prática presente em diversos setores da economia brasileira, como por exemplo, no setor do vestuário. Apesar das constantes denúncias sobre a presença de trabalhadores em condição forçada e degradante em confecções no país, ainda não é possível afirmar se o consumidor tem conhecimento sobre a situação e se isso influencia seu comportamento de compra. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar a influência do conhecimento da existência do trabalho análogo à escravidão no setor do vestuário sobre o comportamento de compra. Optou-se pela utilização do instrumento de pesquisa denominado Teste de Apercepção Temática, que tem sua origem na psicologia e consiste na apresentação de imagens ambíguas, para que o participante se coloque no lugar da situação ilustrada e relate nas respostas o seu comportamento. Por meio da aplicação desse instrumento de pesquisa exploratória, pôde-se identificar que poucos consumidores têm conhecimento sobre empresas do setor do vestuário que utilizaram trabalho escravo no Brasil. O conhecimento da existência da prática, no entanto, não influencia necessariamente o comportamento de compra. A maioria dos consumidores opta pela compra do produto, mesmo tendo conhecimento da prática antiética de empresa. Através dessa pesquisa, foi possível mostrar que o Teste de Apercepção Temática é adequado para pesquisas sobre o comportamento do consumidor que envolvam questões que podem causar constrangimento dos participantes. A sua abordagem de cunho indireto possibilita respostas que realmente expressam o comportamento do consumidor, através da projeção do participante em uma situação apresentada.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTrabalho escravoen
dc.subject.keywordComportamento do consumidoren
dc.subject.keywordVestuárioen
dc.titleA reação do consumidor ao trabalho escravoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-07-23T17:18:31Z-
dc.date.available2015-07-23T17:18:31Z-
dc.date.issued2015-07-23T17:18:31Z-
dc.date.submitted2014-11-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10686-
dc.language.isoPortuguêsen
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