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Título: A influência do individualismo e do coletivismo sobre o comportamento de compra de roupas
Autor(es): Barcellos, Luiza Figueiredo
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Individualismo
Coletivismo
Comportamento do consumidor
Cultura
Data de apresentação: 28-Dez-2014
Data de publicação: 20-Jul-2015
Referência: BARCELLOS, Luiza Figueiredo. A influência do individualismo e do coletivismo sobre o comportamento de compra de roupas. 2014. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo desse estudo foi identificar a influência da cultura, no tocante Individualismo-Coletivismo (I-C), no comportamento de consumo de roupas no Distrito Federal (DF). Uma vez que essa influência pode ser tanto direta quanto indiretamente, foi utilizado o Modelo de Duas Rotas (MDR) de Allen (2000). Foi realizado então um apanhado teórico sobre as variáveis Cultura, I-C e MDR. A partir daí, partiu-se para a parte empírica do trabalho. Foram entregues e avaliados 246 questionários a mulheres que vivem no DF. A análise desses questionários foi realizada através da Análise Fatorial Exploratória e Regressão Hierárquica. A variável dependente utilizada para identificar o consumo foi o gasto com roupas. Foi identificada a influência do I-C, unicamente do coletivismo, no gasto tanto diretamente quanto mediada pelos atributos da peça, ainda que essa última tenha sido mais significante. Sugeriram-se futuros estudos semelhantes para confirmação dos resultados em uma amostra com maior número de participantes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
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