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Título: Motivações dos contribuidores em plataformas de crowdsourcing
Autor(es): Pinto, Luiz Fernando Silva
Orientador(es): Santos Júnior, Carlos Denner dos
Assunto: Crowdsourcing
Internet
Teoria do Comportamento Planejado
Empresas
Inovação
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 20-Jul-2015
Referência: PINTO, Luiz Fernando Silva. Motivações dos contribuidores em plataformas de crowdsourcing. 2014. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Crowdsourcingé um novo método de produção e resolução de problemas, no qual empresas são ajudadas por pessoas dispostas a contribuir na realização de tarefas via internet. Analisaram-se nesse trabalho aqueles fatores que induzem a intenção de contribuição dos participantes no contexto de plataformas de crowdsourcing.Buscou-se assim, descobrir quais são as motivações extrínsecas e intrínsecas que ativam esse processo, bem como analisar os efeitos das motivações na intenção. No decorrer do estudo, porém, foram também acrescentadas as variáveis atitude e auto eficácia, provenientes da Teoria do Comportamento Planejado, a fim de aumentar o poder explicativo do modelo. Para testar as hipóteses levantadas, foi realizada pesquisa, com abordagem quantitativa e do tipo explicativa, com 214 participantes de duas plataformas distintas de crowdsourcing que responderam um questionário online. Os resultados mostraram que apenas a atitude dos participantes poderia explicar a intenção de contribuir, não sendo encontradas relações significativas com as motivações, a saber, recompensas monetárias, reconhecimento, divertimento e satisfação e aprendizado. Um modelo exploratório foi proposto, o qual conseguiu explicar satisfatoriamente o porquêcontribuem na realização de tarefas os participantes, revelando a maior importância dos fatores motivacionais intrínsecos (aprendizado e divertimento e satisfação) em relação ao fator motivacional extrínseco (reconhecimento). Ao contrário do que se esperava e até em oposição a uma parte da literatura, encontrou-se que recompensas monetárias não influenciam a intenção de contribuição. Outros achados interessantes foram a relação direta encontrada entre motivações e atitude, bem como a confirmação das variáveis da TCP,atitude e auto eficácia, como bons preditores da intenção de contribuição em plataformas de crowdsourcing.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
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