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dc.contributor.advisorSantos Júnior, Carlos Denner dos-
dc.contributor.authorPinto, Luiz Fernando Silva-
dc.identifier.citationPINTO, Luiz Fernando Silva. Motivações dos contribuidores em plataformas de crowdsourcing. 2014. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.en
dc.description.abstractCrowdsourcingé um novo método de produção e resolução de problemas, no qual empresas são ajudadas por pessoas dispostas a contribuir na realização de tarefas via internet. Analisaram-se nesse trabalho aqueles fatores que induzem a intenção de contribuição dos participantes no contexto de plataformas de crowdsourcing.Buscou-se assim, descobrir quais são as motivações extrínsecas e intrínsecas que ativam esse processo, bem como analisar os efeitos das motivações na intenção. No decorrer do estudo, porém, foram também acrescentadas as variáveis atitude e auto eficácia, provenientes da Teoria do Comportamento Planejado, a fim de aumentar o poder explicativo do modelo. Para testar as hipóteses levantadas, foi realizada pesquisa, com abordagem quantitativa e do tipo explicativa, com 214 participantes de duas plataformas distintas de crowdsourcing que responderam um questionário online. Os resultados mostraram que apenas a atitude dos participantes poderia explicar a intenção de contribuir, não sendo encontradas relações significativas com as motivações, a saber, recompensas monetárias, reconhecimento, divertimento e satisfação e aprendizado. Um modelo exploratório foi proposto, o qual conseguiu explicar satisfatoriamente o porquêcontribuem na realização de tarefas os participantes, revelando a maior importância dos fatores motivacionais intrínsecos (aprendizado e divertimento e satisfação) em relação ao fator motivacional extrínseco (reconhecimento). Ao contrário do que se esperava e até em oposição a uma parte da literatura, encontrou-se que recompensas monetárias não influenciam a intenção de contribuição. Outros achados interessantes foram a relação direta encontrada entre motivações e atitude, bem como a confirmação das variáveis da TCP,atitude e auto eficácia, como bons preditores da intenção de contribuição em plataformas de crowdsourcing.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCrowdsourcingen
dc.subject.keywordInterneten
dc.subject.keywordTeoria do Comportamento Planejadoen
dc.subject.keywordEmpresasen
dc.subject.keywordInovaçãoen
dc.titleMotivações dos contribuidores em plataformas de crowdsourcingen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-07-20T17:53:05Z-
dc.date.available2015-07-20T17:53:05Z-
dc.date.issued2015-07-20T17:53:05Z-
dc.date.submitted2014-12-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10672-
dc.language.isoPortuguêsen
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