Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10657
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_HyunaPereiraCumaru.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Custos de transação da participação pública em processos de Licenciamento Ambiental na implementação de hidrelétricas no Brasil
Autor(es): Cumarú, Hyuna Pereira
Orientador(es): Dias, Osório Carvalho
Assunto: Custos de transação (Economia)
Licenciamento ambiental
Usinas hidrelétricas
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 17-Jul-2015
Referência: CUMARÚ, Hyuna Pereira. Custos de transação da participação pública em processos de Licenciamento Ambiental na implementação de hidrelétricas no Brasil. 2014. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A construção de grandes empreendimentos traz consigo o embate e a dicotomia existente entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Na implementação de hidrelétricas a participação pública faz parte do Licenciamento Ambiental, instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA). Porém essa participação implica vários custos até a sua realização efetiva. Dessa forma, o estudo tem como objetivo geral, caracterizar de forma qualitativa os custos de transação criados pela participação pública nos processos de Licenciamento Ambiental para implementação de hidrelétricas no Brasil. Para o alcance do objetivo foi realizada a análise categorial de conteúdo a partir dos documentos levantados e das entrevistas realizadas. A contribuição principal do estudo é em relação aos custos de transação identificados, principalmente os custos causados por assimetria de informação e conflitos de interesse, relacionados com a participação pública, podendo servir como motivação para estudos futuros, tanto na administração quanto nas áreas ambientais. Os custos estão envolvidos na condução e nos meios para tornar a participação pública efetiva nas audiências e para fazer valer o instrumento de licenciamento. A identificação destes custos pode servir como forma de repensar a integração comunidade/empreendimentos e órgãos envolvidos, na busca da criação de relações de parcerias que visem à congruência entre desenvolvimento econômico e a preservação do meio natural e humano, não impondo custos desnecessários ou improdutivos, considerando-se a efetividade da introdução de quaisquer atores no processo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons