Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10651
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrielBorges.pdf514,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento proativo de alunos de Administração da Universidade de Brasília em suas organizações de trabalho
Autor(es): Borges, Gabriel
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Administração - ensino superior
Comportamento organizacional
Comportamento proativo
Organização do trabalho
Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Administração - alunos
Data de apresentação: 19-Nov-2014
Data de publicação: 17-Jul-2015
Referência: BORGES, Gabriel. Comportamento proativo de alunos de Administração da Universidade de Brasília em suas organizações de trabalho. 2014. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O mundo atual é altamente globalizado e competitivo. Para sobreviver e alcançar desempenho efetivo, as organizações precisam de funcionários competentes e habilidosos. Um dos comportamentos mais esperados dos trabalhadores nas organizações atuais é o comportamento proativo. O comportamento proativo é o conjunto de comportamentos extrapapel, por meio do qual o trabalhador busca espontaneamente mudanças no seu lugar de trabalho visando a metas de longo prazo que beneficiam a organização. Tendo em vista que os universitários são os novos entrantes das organizações e que os estudantes do curso de Administração são os futuros gestores organizacionais, torna-se relevante o estudo da proatividade com estudantes universitários. Portanto, esta pesquisa teve o objetivo de descrever o comportamento proativo dos alunos de Administração da Universidade de Brasília e levantar as percepções desses alunos sobre fatores que favorecem ou atrapalham os comportamentos proativos no trabalho. Para tanto, 54 alunos responderam a Escala de Comportamento Proativo nas Organizações, além de perguntas abertas para identificar os fatores que influenciam o referido comportamento. Os alunos relataram apresentar comportamento proativo em seu trabalho com freqüência moderada a alta. Verificaram-se correlações positivas da proatividade com variáveis como cargo de chefia, idade e semestre cursado. Os fatores que mais atrapalham o comportamento proativo, segundo os alunos são a burocracia, a hierarquia, a falta de autonomia e a resistência nas organizações. Os fatores que mais estimulam são o ambiente organizacional, o incentivo e o crescimento nas organizações. Os principais fatores citados pelos alunos foram variáveis contextuais. Os resultados podem ser considerados informações privilegiadas para organizações que buscam promover a proatividade. A principal limitação do estudo foi o uso do auto-relato, o que pode contribuir para o viés da desejabilidade social. Estudos futuros devem contemplar as lacunas e limitações da presente pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons