Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10651
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrielBorges.pdf514,67 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPaschoal, Tatiane-
dc.contributor.authorBorges, Gabriel-
dc.identifier.citationBORGES, Gabriel. Comportamento proativo de alunos de Administração da Universidade de Brasília em suas organizações de trabalho. 2014. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.en
dc.description.abstractO mundo atual é altamente globalizado e competitivo. Para sobreviver e alcançar desempenho efetivo, as organizações precisam de funcionários competentes e habilidosos. Um dos comportamentos mais esperados dos trabalhadores nas organizações atuais é o comportamento proativo. O comportamento proativo é o conjunto de comportamentos extrapapel, por meio do qual o trabalhador busca espontaneamente mudanças no seu lugar de trabalho visando a metas de longo prazo que beneficiam a organização. Tendo em vista que os universitários são os novos entrantes das organizações e que os estudantes do curso de Administração são os futuros gestores organizacionais, torna-se relevante o estudo da proatividade com estudantes universitários. Portanto, esta pesquisa teve o objetivo de descrever o comportamento proativo dos alunos de Administração da Universidade de Brasília e levantar as percepções desses alunos sobre fatores que favorecem ou atrapalham os comportamentos proativos no trabalho. Para tanto, 54 alunos responderam a Escala de Comportamento Proativo nas Organizações, além de perguntas abertas para identificar os fatores que influenciam o referido comportamento. Os alunos relataram apresentar comportamento proativo em seu trabalho com freqüência moderada a alta. Verificaram-se correlações positivas da proatividade com variáveis como cargo de chefia, idade e semestre cursado. Os fatores que mais atrapalham o comportamento proativo, segundo os alunos são a burocracia, a hierarquia, a falta de autonomia e a resistência nas organizações. Os fatores que mais estimulam são o ambiente organizacional, o incentivo e o crescimento nas organizações. Os principais fatores citados pelos alunos foram variáveis contextuais. Os resultados podem ser considerados informações privilegiadas para organizações que buscam promover a proatividade. A principal limitação do estudo foi o uso do auto-relato, o que pode contribuir para o viés da desejabilidade social. Estudos futuros devem contemplar as lacunas e limitações da presente pesquisa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAdministração - ensino superioren
dc.subject.keywordComportamento organizacionalen
dc.subject.keywordComportamento proativoen
dc.subject.keywordOrganização do trabalhoen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Administração - alunosen
dc.titleComportamento proativo de alunos de Administração da Universidade de Brasília em suas organizações de trabalhoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-07-17T17:50:02Z-
dc.date.available2015-07-17T17:50:02Z-
dc.date.issued2015-07-17T17:50:02Z-
dc.date.submitted2014-11-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10651-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons