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Título: A influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones
Autor(es): Lima, Fernando Fúvio Ariclê Bento e
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Individualismo
Coletivismo
Smartphones
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 26-Nov-2014
Data de publicação: 17-Jul-2015
Referência: LIMA, Fernando Fúvio Ariclê Bento e. A influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones. 2014. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones. Para isso foi realizada revisão teórica sobre os temas que perfazem o estudo: dimensões culturais, individualismo e coletivismo, Modelo de Duas Rotas, julgamento e significado do produto. Foram aplicados 314 questionários válidos por meio digital. A análise dos dados foi realizada por meio de Análise Fatorial e Regressões Múltiplas. Os resultados apresentaram que o individualismo e o coletivismo não possuem influência no gasto com smartphones, nem de forma direta, nem indireta por mediação dos atributos do produto. Apesar disso, foi identificada elevada influência dos atributos do produto e do tipo de julgamento e significado em compras de smartphones. Concluiu-se que o individualismo e o coletivismo não influenciam as compras de smartphones e sugeriu-se a realização de estudos que abordem a relação de influência entre os construtos testados utilizando como variável dependente a escolha entre diferentes marcas de smartphones, objetivando verificar se o individualismo-coletivismo possui influência na decisão entre uma ou outra marca.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
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