Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10623
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AlessandroCocchieriLeiteChaves.pdf939,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mensuração do risco operacional nas instituições financeiras através do LDA
Autor(es): Chaves, Alessandro Cocchieri Leite
Orientador(es): Kimura, Herbert
Assunto: Risco operacional
Loss Ditribution Approach (LDA)
Instituições financeiras
Data de apresentação: 25-Nov-2014
Data de publicação: 15-Jul-2015
Referência: CHAVES, Alessandro Cocchieri Leite. Mensuração do risco operacional nas instituições financeiras através do LDA. 2014. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Devido ao aumento de ocorrências de perdas financeiras e até mesmo falências, resultantes principalmente de fraudes internas e externas, falhas na gestão de processos e causas trabalhistas, uma nova classificação de risco passou a ganhar maior atenção das instituições financeiras e dos órgãos reguladores internacionais – o risco operacional. Para proporcionar maior segurança ao mercado financeiro, o Bank for International Settlements exigiu, através do Acordo de Basileia II, que as instituições financeiras realizassem cálculos de capital regulamentar capazes de cobrir possíveis perdas operacionais. Dessa forma, três abordagens de cálculo regulamentar foram indicadas por esse acordo: Abordagem do Indicador Básico, Abordagem Padronizada e Abordagem de Mensuração Avançada. O presente trabalho deu ênfase à última abordagem, pretendendo compreender o funcionamento do modelo avançado de mensuração interna Loss Distribution Approach, bem como avaliar os impactos que a seleção das distribuições de frequência e severidade utilizadas nesse modelo pode causar no cálculo do capital regulamentar bancário. A partir da análise dos resultados obtidos, verificou-se que a seleção das distribuições de frequência e severidade de perdas impacta de forma significativa o capital regulamentar calculado. Portanto, a recomendação feita através desse estudo é que as instituições financeiras criem diversos cenários de volume de capital regulamentar operacional, a partir das diferentes combinações entre as distribuições de frequência e severidade que melhor representam seus números e volumes de perdas, respectivamente. A partir da análise desses cenários, os gestores de risco poderão ter maior eficiência em sua tomada de decisão, referente ao valor destinado para cobrir perdas operacionais de sua instituição.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons