Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10587
Título: | Um Entendimento Preliminar da Pintura |
Autor(es): | Luz, Mirella Mileidy dos Anjos Assunção da |
Orientador(es): | Sá, Andrea Campos de |
Assunto: | Pintura Análise descritiva Linguagem artística |
Data de apresentação: | 14-Jul-2014 |
Data de publicação: | 19-Jun-2015 |
Referência: | LUZ, Mirella Mileidy dos Anjos Assunção da. Um Entendimento Preliminar da Pintura. 2014. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho foi organização em três capítulos. No primeiro, abordo o começo do meu interesse pela pintura como linguagem artística a partir dos exercícios de composição e exploração plástica dos materiais realizados nas disciplinas Fundamentos da Linguagem Visual (FLV) e Desenho II. Abordo também, as experiências realizadas em Pintura I com materiais não tradicionais que agrego à pintura conferindo diferentes espessuras e efeitos, o que me remeteu à Pintura Matérica e à desconstrução das técnicas tradicionais da pintura. Trago como exemplos dessa abordagem os artistas brasileiros Adriana Varejão e Nuno Ramos. Ainda nesse capítulo, menciono a questão do tempo de elaboração da obra, a forma ritualística da execução da pintura gestual ou “action painting” e as implicações das grandes dimensões da pintura para o observador. O artista americano Jackson Pollock é analisado a partir dos textos dos historiadores da arte David Anfam e Giulio Carlo Argan, além do escrito do artista Allan Kaprow. Na disciplina Atelier II, o trabalho poético realizado me conduziu para algo muito diferente do que eu havia desenvolvido anteriormente, na medida em que experimentei a perda da textura e da cor nos trabalhos. Reconhecendo a cor como um elemento fundamental no meu trabalho poético, procurei abordar, no segundo capítulo, os estudos desenvolvidos pelos artistas e professores que teorizaram sobre a cor – Johannes Itten, Josef Albers, Wassily Kandinsky e Paul Klee - nos quais mostram a relação da cor com a forma, os sentimentos e com outros sentidos. Por fim, no terceiro capítulo, abordoa questão da significação na pintura abstrata no qual apresento e analiso o sentido da obra partir da abordagem de Marcel Duchamp no texto “O ato criador”. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2014. |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons