Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Andrea Campos de | - |
dc.contributor.author | Luz, Mirella Mileidy dos Anjos Assunção da | - |
dc.identifier.citation | LUZ, Mirella Mileidy dos Anjos Assunção da. Um Entendimento Preliminar da Pintura. 2014. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2014. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho foi organização em três capítulos. No primeiro, abordo o começo do meu interesse pela pintura como linguagem artística a partir dos exercícios de composição e exploração plástica dos materiais realizados nas disciplinas Fundamentos da Linguagem Visual (FLV) e Desenho II. Abordo também, as experiências realizadas em Pintura I com materiais não tradicionais que agrego à pintura conferindo diferentes espessuras e efeitos, o que me remeteu à Pintura Matérica e à desconstrução das técnicas tradicionais da pintura. Trago como exemplos dessa abordagem os artistas brasileiros Adriana Varejão e Nuno Ramos. Ainda nesse capítulo, menciono a questão do tempo de elaboração da obra, a forma ritualística da execução da pintura gestual ou “action painting” e as implicações das grandes dimensões da pintura para o observador. O artista americano Jackson Pollock é analisado a partir dos textos dos historiadores da arte David Anfam e Giulio Carlo Argan, além do escrito do artista Allan Kaprow. Na disciplina Atelier II, o trabalho poético realizado me conduziu para algo muito diferente do que eu havia desenvolvido anteriormente, na medida em que experimentei a perda da textura e da cor nos trabalhos. Reconhecendo a cor como um elemento fundamental no meu trabalho poético, procurei abordar, no segundo capítulo, os estudos desenvolvidos pelos artistas e professores que teorizaram sobre a cor – Johannes Itten, Josef Albers, Wassily Kandinsky e Paul Klee - nos quais mostram a relação da cor com a forma, os sentimentos e com outros sentidos. Por fim, no terceiro capítulo, abordoa questão da significação na pintura abstrata no qual apresento e analiso o sentido da obra partir da abordagem de Marcel Duchamp no texto “O ato criador”. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Pintura | en |
dc.subject.keyword | Análise descritiva | en |
dc.subject.keyword | Linguagem artística | en |
dc.title | Um Entendimento Preliminar da Pintura | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T15:49:06Z | - |
dc.date.available | 2015-06-19T15:49:06Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-19T15:49:06Z | - |
dc.date.submitted | 2014-07-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/10587 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|