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dc.contributor.advisorSá, Andrea Campos de-
dc.contributor.authorLuz, Mirella Mileidy dos Anjos Assunção da-
dc.identifier.citationLUZ, Mirella Mileidy dos Anjos Assunção da. Um Entendimento Preliminar da Pintura. 2014. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho foi organização em três capítulos. No primeiro, abordo o começo do meu interesse pela pintura como linguagem artística a partir dos exercícios de composição e exploração plástica dos materiais realizados nas disciplinas Fundamentos da Linguagem Visual (FLV) e Desenho II. Abordo também, as experiências realizadas em Pintura I com materiais não tradicionais que agrego à pintura conferindo diferentes espessuras e efeitos, o que me remeteu à Pintura Matérica e à desconstrução das técnicas tradicionais da pintura. Trago como exemplos dessa abordagem os artistas brasileiros Adriana Varejão e Nuno Ramos. Ainda nesse capítulo, menciono a questão do tempo de elaboração da obra, a forma ritualística da execução da pintura gestual ou “action painting” e as implicações das grandes dimensões da pintura para o observador. O artista americano Jackson Pollock é analisado a partir dos textos dos historiadores da arte David Anfam e Giulio Carlo Argan, além do escrito do artista Allan Kaprow. Na disciplina Atelier II, o trabalho poético realizado me conduziu para algo muito diferente do que eu havia desenvolvido anteriormente, na medida em que experimentei a perda da textura e da cor nos trabalhos. Reconhecendo a cor como um elemento fundamental no meu trabalho poético, procurei abordar, no segundo capítulo, os estudos desenvolvidos pelos artistas e professores que teorizaram sobre a cor – Johannes Itten, Josef Albers, Wassily Kandinsky e Paul Klee - nos quais mostram a relação da cor com a forma, os sentimentos e com outros sentidos. Por fim, no terceiro capítulo, abordoa questão da significação na pintura abstrata no qual apresento e analiso o sentido da obra partir da abordagem de Marcel Duchamp no texto “O ato criador”.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPinturaen
dc.subject.keywordAnálise descritivaen
dc.subject.keywordLinguagem artísticaen
dc.titleUm Entendimento Preliminar da Pinturaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-06-19T15:49:06Z-
dc.date.available2015-06-19T15:49:06Z-
dc.date.issued2015-06-19T15:49:06Z-
dc.date.submitted2014-07-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10587-
dc.language.isoPortuguêsen
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