Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10576
Título: | Separação entre vida e ensino : uma visão |
Autor(es): | Couto, Isabela Ribeiro |
Orientador(es): | Silva, Cayo Vinicius Honorato da |
Assunto: | Ensino propedêutico Educação |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 17-Jun-2015 |
Referência: | COUTO, Isabela Ribeiro. Separação entre vida e ensino: uma visão. 2014. 34 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho elabora uma reflexão sobre a separação entre vida e ensino no quadro atual de educação brasileira. Essa reflexão é desenvolvida a partir da leitura de algumas referências a princípio dessemelhantes: "História da educação no Brasil" (1986), de Otaíza Romanelli, "Fenomenologia da Percepção" (1999) de Merleau-Ponty, "Desenhando com o Lado Direito do Cérebro" (1926), de Betty Edwards e "O Universo da Arte" (1987), de Fayga Ostrower. O principal argumento defendido no trabalho é que a separação entre vida e ensino pode se dar principalmente pela especial atenção que a educação brasileira dedica à preparação do estudante ao ensino superior. Para sustentar esse argumento, primeiramente, a partir da leitura de Romanelli, destaco alguns momentos que influenciarem a educação brasileira a permanecer alheia à vida e tomar o foco propedêutico. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2014. |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons