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Título: Separação entre vida e ensino : uma visão
Autor(es): Couto, Isabela Ribeiro
Orientador(es): Silva, Cayo Vinicius Honorato da
Assunto: Ensino propedêutico
Educação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 17-Jun-2015
Referência: COUTO, Isabela Ribeiro. Separação entre vida e ensino: uma visão. 2014. 34 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho elabora uma reflexão sobre a separação entre vida e ensino no quadro atual de educação brasileira. Essa reflexão é desenvolvida a partir da leitura de algumas referências a princípio dessemelhantes: "História da educação no Brasil" (1986), de Otaíza Romanelli, "Fenomenologia da Percepção" (1999) de Merleau-Ponty, "Desenhando com o Lado Direito do Cérebro" (1926), de Betty Edwards e "O Universo da Arte" (1987), de Fayga Ostrower. O principal argumento defendido no trabalho é que a separação entre vida e ensino pode se dar principalmente pela especial atenção que a educação brasileira dedica à preparação do estudante ao ensino superior. Para sustentar esse argumento, primeiramente, a partir da leitura de Romanelli, destaco alguns momentos que influenciarem a educação brasileira a permanecer alheia à vida e tomar o foco propedêutico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2014.
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