Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10558
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarcosHenriqueCastroSoaresDeAraujo.pdf236,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pensamento imaginativo e método na produção poética
Autor(es): Araujo, Marcos Henrique Castro Soares de
Orientador(es): Eyben, Piero Luis Zanetti
Assunto: Poesia
Pensamento
Valéry, Paul, 1871-1945
Data de apresentação: 12-Ago-2014
Data de publicação: 12-Jun-2015
Referência: ARAUJO, Marcos Henrique Castro Soares. Pensamento imaginativo e método na produção poética. 2014. [19] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta monografia traz uma análise do poema Ébauche d'un Serpent, escrito pelo poeta francês Paul Valéry, e de sua tradução pelo poeta Augusto de Campos, publicada em "Paul Valéry: a serpente e o pensar". Em volta do aparente paradoxo pensamento-poesia, pretende-se escrever a continuidade do pensar desenvolvido simultaneamente ao exercício da linguagem poética. Os termos analógica e pensamento imaginativo - trabalhados por Valéry no ensaio "Introdução ao Método de Leonardo Da Vinci" - são caminhos teóricos de análise ao lado de textos de Décio Pignatari, Roman Jakobson, Jacques Derrida, Roland Barthes e João Alexandre Barbosa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons