Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10534
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoaoPauloCenci.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ideótipo de planta e seu papel no melhoramento de cereais
Autor(es): Cenci, João Paulo
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Produtividade agrícola
Grãos - melhoramento genético
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 8-Jun-2015
Referência: CENCI, João Paulo. Ideótipo de planta e seu papel no melhoramento de cereais. 2014. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O melhoramento por ideótipos surge como complemento ao melhoramento tradicional buscando explicar e implementar características morfofisiológicas que desempenham papel positivo no rendimento de cereais. A produtividade é muitas vezes analisada isoladamente e de forma empírica pela maioria dos programas de melhoramento; a análise de produtividade em ideótipos demonstra métodos mais diretos e menos empíricos. A presente revisão tem por objetivo apresentar os fundamentos por trás da definição de ideótipo e algumas das características modelos consideradas importantes de serem incorporadas em plantas de cereais quando cultivadas em comunidade, através da integração de conhecimentos de cultivo, fisiologia, botânica e melhoramento. Além disso, estão apresentadas as principais limitações que atrasam o uso de ideótipos dentro do melhoramento tradicional e duas alternativas ao uso de ideótipos. Por último, ideótipos de trigo, milho, cevada e arroz são apresentados. O melhoramento por ideótipos traz vantagens ao melhorista no estabelecimento de objetivos para cada característica da planta; promove a pesquisa na geração de hipóteses para atingir maiores produtividades e pode ser aprimorado através do uso de marcadores moleculares e do maior conhecimento de fisiologia. O uso concomitante de ideótipos e melhoramento tradicional pode promover o aumento direto do potencial de produtividade de cereais e também aumento no ganho de produtividade por unidade de tempo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2014.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons