Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10511
Título: | Construção do currículo escolar na unidade de ensino e sua relação com o Projeto Político Pedagógico |
Autor(es): | Jesus, José Maria Barbosa de |
Orientador(es): | Santos, Rita Silvana Santana dos |
Coorientador(es): | Reis, Liceros Alves dos |
Assunto: | Projeto político-pedagógico Currículo escolar Professores - participaçao no planejamento curricular |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 28-Mai-2015 |
Referência: | JESUS, José Maria Barbosa de. Construção do currículo escolar na unidade de ensino e sua relação com o Projeto Político Pedagógico. 2013. 54 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O currículo é um elemento obrigatório e essencial no ensino formal, é a bússola do professor e de toda a escola, mas a sua definição é polissêmica e isso por si só, já torna o cenário complexo. Além disso, as definições se entrecruzam ou se complementam dependendo do viés assumido pelo professor. Saber como os professores entendem o currículo pode ser um caminho no sentido da construção da articulação deste com o Projeto Político Pedagógico da unidade de ensino. Essa pesquisa buscou entender a concepção de currículo dos professores do CAIC – Professor Anísio Teixeira, situado em Ceilândia – DF e como esses professores viam a articulação do currículo com o Projeto Político Pedagógico. A aplicação de questionários e a observação nas reuniões de coordenação foi a escolha metodológica, o uso da abordagem qualitativa e como estratégia pesquisa participante, pode mostrar fragmento do cenário da escola em tela. A reflexão sobre os passos da pesquisa e, até mesmo, as dificuldades encontradas nesse processo denota como o corpo docente se organiza; entre os professores há diversas concepções de currículo e mesmo que essas concepções dialoguem em teoria, esse diálogo não acontece em profundidade dentro da escola, desse modo, resta como ponto comum à lista de conteúdos a serem ministrados. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons