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Título: Percepção de docentes e discentes do curso de Pedagogia sobre o ENADE
Autor(es): Silva, Alexandre de Paula e
Orientador(es): Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
Assunto: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Avaliação educacional - ensino superior
Universidades e faculdades - avaliação
Pedagogia - estudo e ensino
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 26-Mai-2015
Referência: SILVA, Alexandre de Paula e. Percepção de docentes e discentes do curso de Pedagogia sobre o ENADE. 2014. xiii, 125 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Após 1980, tornou-se frequente o desenvolvimento de sistemas avaliativos, que pudessem oferecer diagnósticos para o fomento de políticas públicas de melhoria da qualidade da educação. No Brasil o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) tem como objetivo melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da sua oferta por meio da identificação do mérito das instituições, cursos, áreas e programas nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão e gestão de modo a promover a responsabilidade social das Instituições respeitando a autonomia e a identidade institucional. Para tanto é composto por três dimensões que buscam avaliar as instituições de ensino superior, os cursos e o desempenho dos estudantes de graduação. O Enade, objeto desse estudo, tem como finalidade apreender o resultado do processo de aprendizagem dos concluintes de educação superior em suas áreas de formação tendo como referência os conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção de docentes e discentes do curso de Pedagogia sobre o Enade. Para tanto foram perseguidos os objetivos de investigar a percepção dos pesquisados sobre as contribuições, os resultados do Enade e ainda analisar convergências e divergências na opinião dos pesquisados por meio de uma pesquisa descritiva, documental e de campo. A coleta de dados ocorreu mediante a aplicação de um mesmo questionário a uma amostra de 131 alunos e a 10 docentes, ambos do curso de pedagogia de uma instituição privada de ensino e a 21 discentes e 10 docentes da Faculdade de Educação da UnB. A opinião dos alunos pesquisados é predominantemente favorável às contribuições e aos resultados do Enade. Os participantes em sua maioria afirmam que o Enade contribui para a eficácia do Sistema de Avaliação da Educação, permite a melhoria da qualidade do ensino, possibilita significativa melhoria e auto avaliação das IES. Os pesquisados também declaram que o Enade consegue avaliar o desempenho e a aprendizagem individualizada dos alunos em relação ao conteúdo programático previsto de modo a ressaltar suas conquistas e possibilidades. Todavia a amostra de professores tende a questionar se o resultado do Enade realmente possibilita à Instituição de Ensino Superior uma auto-avaliação e análise de sua prática no âmbito acadêmico. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
After 1980, became frequent the development of evaluation systems that could provide diagnostics for the promotion of public policies to improve the quality of education. In Brazil the National System of Higher Education Evaluation (Sinaes) aims to improve the quality of higher education and guide the expansion of its offer by identifying the merits of institutions, courses, and programs in the areas dimensions of teaching, research, extension and management in order to promote the social responsibility of institutions while respecting the autonomy and institutional identity. Therefore, it is composed of three dimensions that seek to evaluate higher education institutions, courses and the performance of undergraduate students. Enade, object of this study aims to learn the outcome of the learning process of higher education graduates in their areas with reference to the syllabus laid down in the National Curriculum Guidelines. This study aimed to evaluate the perception of teachers and students of the Faculty of Education on the Enade. Therefore, we pursued the objective of investigating the perception of respondents about the contributions, the results of Enade and examining similarities and differences in opinion of respondents through a descriptive, documentary and field. Data collection occurred by applying the same questionnaire to a sample of 131 students and 10 teachers, both pedagogy course of a private educational institution and 21 students and 10 teachers of the Faculty of Education at UnB. Opinions of students surveyed is predominantly favorable to the contributions and results of Enade. Participants mostly say the Enade contributes to the effectiveness of the System of Education Evaluation, allows improving the quality of education, provides significant improvement and self evaluation of IES. Respondents also state that the Enade can assess performance and individualized student learning in relation to program content provided so as to highlight their achievements and possibilities. However, the sample of teachers tends to question whether the result of Enade really enables the institution of higher education a self-assessment and analysis of their practice in the academic area.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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