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Título: Práticas docentes no ensino da geografia : o ensino fundamental e médio na cidade de Barretos-SP
Autor(es): Borges, Andréa Pontes
Orientador(es): Figueiredo, Marina Morenna Alves de
Assunto: Ensino - meios auxiliares
Geografia - estudo e ensino
Prática de ensino - geografia
Data de apresentação: 28-Nov-2014
Data de publicação: 19-Mai-2015
Referência: BORGES, Andréa Pontes. Práticas docentes no ensino da geografia: o ensino fundamental e médio na cidade de Barretos-SP. 2014. 66 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2014.
Resumo: No sentido de avaliar o ensino da Geografia Física em sala de aula, este trabalho propõe a aplicação de uma aula inovadora, analisando os resultados obtidos na aprendizagem e no comportamento dos alunos. Esta pesquisa focou no conteúdo de rochas e minerais, para o ensino fundamental (6º ano do ensino regular) e ensino médio (1º ano da Educação de Jovens e Adultos). As escolas municipais São Francisco e Giuseppe Carnímeo, localizadas em bairros periféricos da cidade de Barretos – SP são o palco para a realização desta pesquisa que tem como objetivo avaliar o aprendizado dos alunos, a partir da prática da aula inovadora. Para tanto, foi realizada pesquisa a referenciais teóricos, no sentido de buscar métodos e práticas pedagógicas mais indicadas ao ensino de Geografia Física, tendo sido o mostruário de rochas, minerais e fotografias à prática escolhida para a aula inovadora. A pesquisa teórica teve a função também de buscar dados referentes às escolas no Sistema Municipal de Ensino e na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Barretos – SP. Foi realizada visita exploratória nas duas escolas citadas, para pesquisar a história e coletar dados referentes as unidades escolares, bem como as turmas escolhidas. O trabalho de campo nas unidades ocorreu com a realização da aula inovadora, além das entrevistas semi-estruturadas com os alunos e profissionais envolvidos com as turmas. A realização deste trabalho teve como resultados: em sala de aula maior interesse e participação dos alunos nas atividades realizadas, satisfação dos alunos com a aula, motivação dos alunos em realizar a tarefa; nas escolas houve aceitação da proposta por parte dos profissionais envolvidos com as turmas, principalmente por coordenadores e diretores que acreditam que as aulas inovadoras já deveriam ter substituído as aulas tradicionais, fazendo parte da rotina da prática em sala de aula. Portanto, este trabalho vem reafirmar a proposta das aulas inovadoras como prática de ensino com resultados positivos conforme concluído neste trabalho. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In order to evaluate the teaching of physical geography in the classroom, this work proposes the implementation of an innovative lesson analyzing the results on the learning and behavior of students. This research focused on the content of rock an minerals, for middle school (6th grade) and high school (10th grade). The municipal schools São Francisco and Giuseppe Carnímeo, located in peripheral neighborhoods around city of Barretos – SP is stage for this research that aims to evaluate student learning, from the practical innovative lesson. To that end, was conducted research to theoretical frameworks, in the order to seek methods and pedagogical practices best suited to the teaching of Physical Geography, having been the showcase of rocks, minerals and photographs the practical chosen for innovative classroom. Theoretical research has also the function of seeking data regarding schools in the “City School System” and the “City Department of Education” of the city of Barretos - SP. Exploratory visit was conducted in two schools cited for researching the history and collecting data related school units, as well as the chosen classes. Fieldwork units occurred with the realization of innovative lesson, beyond the semi-structured interviews with students and professionals involved with the classes. This work was the following results: in the interest largest class room and student participation in activities, student satisfaction with the class, students' motivation to perform the school work; in schools there was acceptance of the proposal by the professionals involved with the classes, primarily by coordinators and directors who believe that innovative lessons should have already replaced the traditional lecture as part of routine practices in the classroom. Therefore, this work reaffirms the proposal of innovative lessons and teaching practice with positive results, as seen in this work.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2014.
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