Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10349
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AnaCarolinaCarneirodaSilvaGuimaraes.pdf472,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do lúdico nas séries iniciais : o jogo e a brincadeira como elementos didáticos das aulas de educação física
Autor(es): Guimarães, Ana Carolina Carneiro da Silva
Orientador(es): Soares, José Manoel Montanha da Silveira
Assunto: Atividades lúdicas
Jogos educativos
Educação física para crianças
Data de apresentação: 5-Dez-2014
Data de publicação: 4-Mai-2015
Referência: GUIMARÃES, Ana Carolina Carneiro da Silva. A importância do lúdico nas séries iniciais: o jogo e a brincadeira como elementos didáticos das aulas de educação física. 2014. 38 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender a importância do lúdico nas séries iniciais do primeiro ciclo do ensino fundamental, utilizando os jogos e as brincadeiras como elementos didáticos nas aulas de educação física. A amostra foi constituída por alunos do 4° ano de uma escola estadual, localizada em Barra do Bugres – MT, onde a educação física é dividida por gênero e dessa forma sendo 15 alunas do gênero feminino e 21 alunos do gênero masculino que foram observados, cada qual em seu horário de aula por um período de cinco semanas e com a aplicação de atividades referentes a jogos e brincadeiras, através observação não estruturada e de diálogos com a turma foi possível obter resultados distintos a respeito da importância da ludicidade. Os resultados obtidos deixaram transparecer que a ludicidade já está presente nas aulas direcionadas aos meninos e que as meninas poucos são incentivadas ao lúdico tradicionalmente reconhecido pela escola, onde a influencia das aulas é informatizada e pouco voltada à convivência, diálogos e brincadeiras/jogos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons