Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Soares, José Manoel Montanha da Silveira | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Ana Carolina Carneiro da Silva | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Ana Carolina Carneiro da Silva. A importância do lúdico nas séries iniciais: o jogo e a brincadeira como elementos didáticos das aulas de educação física. 2014. 38 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo compreender a importância do lúdico nas séries iniciais do primeiro ciclo do ensino fundamental, utilizando os jogos e as brincadeiras como elementos didáticos nas aulas de educação física. A amostra foi constituída por alunos do 4° ano de uma escola estadual, localizada em Barra do Bugres – MT, onde a educação física é dividida por gênero e dessa forma sendo 15 alunas do gênero feminino e 21 alunos do gênero masculino que foram observados, cada qual em seu horário de aula por um período de cinco semanas e com a aplicação de atividades referentes a jogos e brincadeiras, através observação não estruturada e de diálogos com a turma foi possível obter resultados distintos a respeito da importância da ludicidade. Os resultados obtidos deixaram transparecer que a ludicidade já está presente nas aulas direcionadas aos meninos e que as meninas poucos são incentivadas ao lúdico tradicionalmente reconhecido pela escola, onde a influencia das aulas é informatizada e pouco voltada à convivência, diálogos e brincadeiras/jogos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | en |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | en |
dc.subject.keyword | Educação física para crianças | en |
dc.title | A importância do lúdico nas séries iniciais : o jogo e a brincadeira como elementos didáticos das aulas de educação física | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-05-04T13:55:22Z | - |
dc.date.available | 2015-05-04T13:55:22Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-04T13:55:22Z | - |
dc.date.submitted | 2014-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/10349 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|