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Título: A economia solidária e a educação popular : relatos de experiências em uma associação no Distrito Federal
Autor(es): Sousa, Veridyane Alves de
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação popular
Economia solidária
Pedagogia
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 22-Abr-2015
Referência: SOUSA, Veridyane Alves de. A economia solidária e a educação popular: relatos de experiências em uma associação no Distrito Federal. 2014. 82 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho busca uma aproximação entre a Economia Solidária e a Educação Popular, a partir de experiências pedagógicas desenvolvidas em uma Associação no Distrito Federal, que atua como alternativa a uma comunidade com direitos humanos ausentes na vida de seus membros, em um mundo onde o capitalismo é hegemônico e causa grandes desigualdades sociais. Nessa perspectiva a educação escolar pode se tornar um processo de consolidação e continuidade do poder dominante. A Economia Solidária na perspectiva da Educação Popular nos parece ser uma solução viável para a busca de uma sociedade mais democrática e igualitária. Conceitos estes enraizados nos movimentos populares, do qual essa pesquisa toma pra si, os processos educativos. Nesse sentindo, o papel social da Universidade desenvolve-se por meio de projetos acadêmicos, cuja metodologia da pesquisa-ação contempla a interação dos sujeitos (pesquisador-participante) na transformação da realidade pesquisada e contribui para a formação de um pedagogo mais ético, mais colaborativo e mais justo. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper seeks a rapprochement between the Solidarity Economy and Popular Education, from educational experiences in an association in the Federal District, which acts as an alternative to a community with human rights absent in the lives of its members, in a world where capitalism is hegemonic and cause great social inequalities. From this perspective, education can become a process of consolidation and continuity of dominant power. The Solidarity Economy in Popular Education of perspective seems to be a viable solution to the search for a more democratic and egalitarian society. These concepts rooted in the popular movements, of which this research takes for himself, the educational processes. In that sense, the social role of the university is developed through academic projects, whose action research methodology involved the interaction of the subjects (participant-researcher) in the transformation of reality studied and contributes to the formation of a more ethical educator, more collaborative and fairer.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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