Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10250
Arquivos neste item:
Arquivo TamanhoFormato 
2014_ChristianneMariaFontesSampaio.pdf524,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desafio do gestor : construção coletiva do projeto político pedagógico com ações de cidadania
Autor(es): Sampaio, Christianne Maria Fontes
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Coorientador(es): Oliveira, Abigail do Carmo Levino de
Assunto: Projeto político-pedagógico
Gestão escolar
Portadores de necessidades especiais
Educação especial
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 20-Abr-2015
Referência: SAMPAIO, Christianne Maria Fontes. O desafio do gestor: construção coletiva do projeto político pedagógico com ações de cidadania. 2014. 48 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os desafios do gestor escolar, para viabilizar a construção e execução coletiva do Projeto Político Pedagógico do Centro de Ensino Especial Beija-Flor, com ações de cidadania. A análise da realidade quanto à maneira como se planeja e se executa esse PPP, tendo como objetivo a aprendizagem de todos os alunos da Educação Especial, torna-se aqui objeto de estudo e pesquisa. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo através do estudo de caso, com anotações de observações, e aplicação de questionário, tendo assim um caráter qualitativo, buscando compreender as ações e desafios do Gestor para viabilizar a construção de um PPP que seja a identidade do centro, que atenda as expectativas de todos os segmentos da escola. Com os resultados da pesquisa podemos inferir que a maioria da comunidade escolar acredita na importância do PPP, mas a sua ação na construção coletiva, cidadã é insuficiente. Para acontecer a mudança não depende exclusivamente do GESTOR, mas ele é o maestro que conduz e articula a construção e execução do PPP. Para que de fato, e o PPP seja não apenas um documento escrito, mas uma realidade da identidade do centro, o gestor precisa assumir desafios que são fundamentais segundo exemplificamos no nosso referencial teórico apoiado nos estudos de Libâneo, Veiga, Paro entre outros.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.