Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10243
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LeticiaGomesVale.pdf2,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dinâmicas urbanas e usos do território com a implantação do JK Shopping – Taguatinga DF
Autor(es): Vale, Letícia Gomes
Orientador(es): Costa, Everaldo Batista da
Assunto: Taguatinga (DF)
Centros comerciais
Empreendedorismo
Urbanização
Solo - uso
Centralidade urbana
Valorização imobiliária
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 20-Abr-2015
Referência: VALE, Letícia Gomes. Dinâmicas urbanas e usos do território com a implantação do JK Shopping – Taguatinga DF. 2014. 112 f., il. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente pesquisa objetiva compreender as novas dinâmicas espaciais de valorização, uso e ocupação do solo engendradas pela implantação do JK Shopping na produção de uma localização em Taguatinga, uma área urbana consolidada. Para tanto, se buscou analisar a percepção de alguns atores sociais no território como corretores e moradores a fim de identificar os impactos de vizinhança nas imediações do Shopping, notadamente a constituição de um polo gerador de tráfego e a valorização imobiliária. A tendência é que o empreendimento, a um só tempo instrumento de descentralização e concentração das atividades terciárias na cidade, reforce a centralidade urbana expressa por Taguatinga no quadrante Noroeste do Distrito Federal. Verificou-se que o Shopping, como uma das facetas do empreendedorismo urbano, é capaz de potencializar o poder do capital especulativo sobre a terra urbana.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons